top of page

A nova V10 da Santa Cruz vai influenciar a sua bike de XC, Trail e Enduro


Nova V10 pronta para uso / Divulgação

Há meses circulam imagens especulando se a Santa Cruz testava protótipos do que seria uma V10, a bike de downhill da marca, com rodas de aro 29. No fim de 2016, Greg Minnaar um dos principais pilotos da Santa Cruz, colocou uma suspensão double crown em sua Hightower (bike trail 29 da Santa Cruz) e isso já gerou muitas especulações.

E o que isso tem a ver com você que anda de XC ou curte um pedal pela diversão no fim de semana?

Segundo André Sanches da Santa Cruz no Brasil, - investimos muita energia e esforços no DH pois ali testamos novas tecnologias que permitem desenvolver bikes de XC, Enduro e Trail mais leves, eficientes e as mais divertidas -, concluiu.

Voltando ao caso de Minnaar, no Enduro World Series (EWS) in Finale Ligure na Itália, Minnaar correu em uma Hightower 29er e ficou impressionado com a velocidade que a bike mantém, daí ressucitou-se o projeto de uma bike 29er no DH.

Jason Marsh, mecânico de Minnaar, resume bem a origem do projeto: - Há alguns anos consideramos fazer uma V10 29er mas as opções de suspensão dianteira na época não aguentavam as pistas da World Cup. A experiência que Minnaar teve no EWS com sua Hightower, fez com que voltássemos à idéia de uma bike 29er de DH. Nesse meio tempo, a Fox desenvolveu uma peça crítica desse quebra-cabeças – uma Fox 40 (suspensão de Downhill) protótipo que testamos em uma Hightower. Na primeira sessão de testes obtivemos tempos mais rápidos com rodas maiores e com isso a empresa decidiu que era hora de desenvolver a bike -.

Detalhe da nova V10 / Divulgação

Ele ainda falou sobre as alterações realizadas neste novo modelo.

- Fabricamos novos links, fizemos balanças traseiras de alumínio, testamos, os pilotos testaram, deram feedbacks, modificamos geometria, curso, alavancagem do amortecedor, testamos mais com os pilotos, eles mexeram mais ainda e finalmente chegamos à um resultado -.

Nick Anderson, engenheiro chefe da Santa Cruz Bikes falou sobre os prazos para botar a bike para rodar.

- Para ter os protótipos de carbono prontos em tempo, tínhamos que começar a fabricação em Janeiro. Terminei o desenho do protótipo de carbono no comecinho do ano e enviei para nossa fábrica dedicada. Temos a sorte da Santa Cruz ser uma das donas dessa fábrica de carbono, assim não ficamos à mercê das vontades do mercado e nossas bikes evoluem sem limitadores e influências comerciais -, disse Nick.

Ele comentou sobre o desenvolvimento do projeto e a relação com os parceiros.

- Enquanto a fabricação acontecia, sentamos com os parceiros da equipe Syndicate para alinhar os detalhes das demais peças que deveriam estar prontas em Abril. A Fox já tinha a suspensão pronta, ENVE se comprometeu em desenvolver e fabricar rodas que nos atendesse, Maxxis também criou versões novas dos nossos pneus favoritos, e Chris King criou headsets customizados para a geometria do quadro. Graças à agilidade de todos os parceiros, conseguimos ir de conceito a protótipo pronto para Copa do Mundo em questão de alguns meses.

Bike sendo montada para testes / Divulgação

Embora pareça que uma V10 nova seja algo radical, essa sempre foi a intenção em todas as gerações, uma bike mais ágil que a anterior.

A Santa Cruz V10 tem mais vitórias na Copa do Mundo do que qualquer outra bike na história do esporte. Foi a primeira bike de carbono a ganhar uma World Cup, e ironicamente a última bike com rodas 26 a ganhar uma também. E o que isso faz das 27.5? Por enquanto nada.

As 29ers ainda estão engatinhando no DH, algumas marcas tentaram adaptar seus quadros para acomodar rodas maiores, mas essa é uma das primeiras iniciativas de construir uma bike de DH inteira ao redor das rodas 29er.

- Se algum atleta nosso se sente mais confortável em uma bike 27, é nisso que ele vai correr. Na etapa de Lourdes, na França da World Cup em 30 de Abril, os pilotos correrão nas V10 novas com rodas 29er pois é nelas que estão se sentindo mais confortáveis. Desde sua 1a versão, a V10 sempre promoveu a evolução das tecnologias na busca de velocidade e estamos simplesmente continuando essa tradição. Essa bike é um salto adiante na progressão de bikes de carbono e estamos felizes em liderar esse movimento -, finalizou Nick.

- Isso dá orgulho e confiança nas bikes, pois entrega o que todo mountain biker quer, uma bike nova que seja melhor que a anterior, e não uma bike nova só porque virou o ano -, concluiu André Sanches.

Geometria agressiva para proporcionar conforto e performance / Divulgação

Promoção cultural Planeta da Bike e Top Caps

O Planeta da Bike se juntou a Top Caps tampas de caixa de direção personalizadas para deixar a sua bike mais estilosa com a nossa marca.

A promoção cultural já começou, para participar é muito fácil, basta enviar uma frase para o e-mail: contato@planetadabike.com, até domingo, dia 08/05, às 23:59h, dizendo o que representa andar de bike para você. O resultado com os vencedores será divulgado no dia seguinte.


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page