As famosas Laranjinhas apresentam inovações para sistema de compartilhamento de bicicletas

As famosas ‘laranjinhas’, como ficaram conhecidas as bicicletas do sistema de compartilhamento de bikes patrocinado pelo Itaú, vão ganhar uma nova cara e um sistema com tecnologia inovadora.

Curta o Planeta da Bike no Facebook.

Essa será uma grande mudança do sistema, que em 2017 completa seis anos e a marca de 20 milhões de viagens. O objetivo é tornar a experiência do bike sharing mais segura, confortável, eficiente e sustentável.

- Incluir a mobilidade urbana como uma causa oficial do banco valeu a pena. Conseguimos fazer com que mais pessoas passassem a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Agora, com um número cada vez maior de ciclistas, esse novo momento será de utilizar todo o aprendizado ao longo desses anos para elevar a um outro patamar a qualidade do serviço e a satisfação dos usuários -, diz Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco.

Essa mudança será implementada pela Tembici., que em maio adquiriu a Samba Transportes Sustentáveis e passou a operar os sistemas de bike-sharing patrocinados pelo Itaú: Bike Sampa, Bike Rio, Bike PE, Bike POA e Bike Salvador.

O banco já contava com a parceira e experiência da tembici. em projetos como os bicicletários públicos do Largo da Batata, Praça dos Arcos e da estação Paraíso, na capital paulista, além do Bike Turista (Salvador); Escolinha Bike e na plataforma de venda de bicicletas chamada iBike. Desde sua fundação em 2010, a empresa mantém projetos de mobilidade urbana com bicicletas em várias cidades no Brasil e contabiliza mais 33 projetos e de 1,7 milhão de usuários.

Além de usar seu know-how, tembici. terá como fornecedor a empresa canadense, PBSC Urban Solutions, líder mundial em sistemas de compartilhamento de bicicletas. O PBSC atualmente tem mais de 50 mil bicicletas em três continentes e em mais de 20 cidades, representando mais de 160 milhões de viagens.

Após nove anos de inovação contínua, desenvolvimento de produtos e serviços de excelência, os sistemas do PBSC são reconhecidos como os mais robustos e confiáveis ​​da indústria. Sua tecnologia e equipamentos estão sendo usados ​​nas principais cidades do mundo, como Chicago, Guadalajara, Londres, Montreal, Toronto e em breve em Honolulu.

O QUE MUDA

Nas bicicletas:

- Design mais moderno e exclusivo para compartilhamento, sendo mais leves, ergonômicas e robustas

- Cesto adaptável para o tamanho da bagagem de mão do ciclista, sem acumular água ou sujeira

- Pneus com lados reflexivos e em aro 24 proporcionam uma pedalada mais dinâmica, segura e confortável. Possui tecnologia antifurto, exclusivo no Brasil

- Cobre-correntes que protege a roupa do ciclista

- Banco confortável e canote do selim com marcas para ajuste de altura

- Sistema de freios ‘Rollerbrake”, que garante freadas mais seguras

- Configuração de marchas para três velocidades

- Refletores frontais e traseiros com sistema de iluminação “Dynamo” com 10 mil horas de vida útil e que permanece aceso por até 90 segundos, dando mais segurança para quando o ciclista aguarda no semáforo

- Dispositivo de trava com sistema anti furto

Nas estações:

- Layout exclusivo que não gera poluição visual, foram concebidas para operar de forma ágil, inteligente e simples

- Abastecimento por painéis solares que garantem a autossuficiência energética (preparadas para eventual uso de bicicletas elétricas futuramente)

- Solução modular para as bicicletas, sendo possível adicionar ou remover docks conforme a necessidade. Sem necessidade de fixação ao solo

- Média de 20 vagas por estação

- Quiosque com interface de pagamento digital, de forma mais didática e de fácil utilização, com comunicação sem fio que agiliza o processamento de pagamentos e a transmissão de dados

No aplicativo:

- Permite o ciclista planejar o passeio, pagar e desbloquear a bicicleta com o código gerado pelo aplicativo

- Encontrar estações próximas manualmente ou usando GPS do dispositivo

- Encontrar bicicletas disponíveis por pontos de devolução livres

- Marcar as estações favoritas

- Encontrar rota para um destino com informações de distância e elevação

- Registrar as viagens com o GPS

#Trânsito

    0