top of page

Chris Hoy, maior ciclista olímpico masculino de todos os tempos, lança seu primeiro livro infantojuv


Mais bem-sucedido atleta olímpico da Grã-Bretanha, com seis medalhas de ouro e uma de prata, e maior ciclista olímpico masculino de todos os tempos, o escocês Chris Hoy compartilha com a garotada sua paixão pelos pedais em Fergus Voador – A bicicleta fantástica, escrito em parceria com Joanna Nadin, que chega ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores.

Em sua estreia no mundo dos livros, Hoy conta a história de Fergus Hamilton, um garoto que adora pedalar e cujo maior sonho é ganhar uma bicicleta de 24 marchas com marca do campeão Steve “Raio” Sullivan em seu aniversário de nove anos. Mas, para sua decepção, o enorme embrulho de papel pardo na porta da frente da casa guarda, não a moderna e veloz Sullivan, mas a velha e enferrujada bicicleta do pai de Fergus, que ele não conheceu, e que sua mãe e seu avô resolvem dar de presente ao menino, já que o orçamento anda meio apertado.

Sem conseguir disfarçar muito bem sua frustração, Fergus acaba vencendo sua relutância inicial e, com o apoio do avô e de sua melhor amiga, Margarida, resolve reformar a antiga bicicleta e treinar para entrar para a principal equipe de ciclismo da cidade. Ele só não esperava que a magrela guardasse tantas surpresas! Em um de seus treinos no Parque Craigmount, Fergus alcança seu melhor tempo e parece voar – o vento no rosto, o coração disparado – e acaba se esquecendo do conselho do avô sobre nunca, jamais, girar os pedais para trás. Ele sabia que se aquela fosse uma bicicleta de corrida, ele cairia, pois os pedais desse tipo de bicicleta não giram para trás; mas aquela não era uma bicicleta de corrida, e quando deu por si ele estava girando os pedais uma, duas, três vezes para trás.

O que vem a seguir é uma fantástica aventura sobre duas rodas, numa terra onde o ciclismo é banido pelo rei e onde Fergus terá que passar por estranhos desafios. Mas o que ele descobrirá, afinal, é que determinação e trabalho duro podem levá-lo aonde ele quiser. E até mesmo aonde ele nem imagina. Afinal, a magia de um verdadeiro campeão está na vontade de vencer!

Hoy e sua medalha conquistada em Londres / Divulgação

Sir Chris Hoy conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica em Atenas, em 2004. Quatro anos depois, em Pequim, tor­nou-se o primeiro britânico desde 1908 a conquistar três medalhas de ouro em uma única Olimpíada. Em 2012, Chris conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, na sua terra natal, tornando-se o mais bem-sucedido atleta olímpico da Grã- -Bretanha de todos os tempos, com seis me­dalhas de ouro e uma de prata. Sir Chris tam­bém conquistou onze títulos mundiais e duas medalhas de ouro nos Jogos da Common­wealth. Em dezembro de 2008, ele foi eleito pela BBC como a Personalidade Esportiva do Ano e recebeu o título de Cavaleiro na Lista de Honrarias do Ano-Novo de 2009. Sir Chris aposentou-se da carreira de ciclista competi­tivo profissional no início de 2013, mas con­tinua a pedalar quase todos os dias. Ele vive em Edimburgo, com sua esposa e seu filho.

Joanna Nadin é autora de mais de 50 livros para crianças e adolescen­tes. Entre outras distinções, ela já foi indicada para a Medalha Carnegie e selecionada para o Prêmio Roald Dahl Funny, e foi vencedora dos prêmios Fantastic Book, Highland Book e Surrey Book. Joanna já trabalhou como jor­nalista e atualmente leciona escrita criativa na Universidade de Bath Spa. Ela vive em Bath, na Inglaterra, e adora andar na sua bicicleta velhinha, apesar de não conseguir ir muito rápido. E ela nunca, nunca pedala para trás...

Título: Fergus Voador – A bicicleta fantástica

Autor: Chris Hoy

Tradução: Lucas Peterson

Páginas: 136

Preço: R$ 29,50

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page