• Márcio de Miranda

10 motivos para adotar a bicicleta na sua rotina diária


O caos no trânsito, a super lotação nos transportes públicos e a busca por uma vida saudável está levando cada vez mais pessoas a usarem diariamente a bicicleta. Na Cidade Maravilhosa é possível sair do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste e 44,7km depois chegar na Avenida Rio Branco, no centro do Rio, apenas pedalando em ciclovia e ainda contemplar o visual das mais famosas praias cariocas (Recreio, Reserva , Barra, Leblon, Ipanema, Copacabana, Enseada de Botafogo, Aterro do Flamengo). O Rio de Janeiro possuiu uma das maiores malhas cicloviárias do país, atualmente superior a 450km.

Curta o Planeta da Bike no Facebook.

Mesmo havendo a possibilidade de se pedalar grandes distâncias em ciclovias, a maior parte das viagens ocorre em uma distância média de três quilômetros. A bicicleta durante muito tempo foi vista como brinquedo, mas ela é o meio de transporte mais em conta e saudável que existe. Por isso listamos dez motivos para pedalar.

1 - A bicicleta é indicada para qualquer idade e serve para reunir toda a família.

2 - Auxilia no emagrecimento, já que a pedalada acelera o metabolismo e faz queimar calorias. Se combinar com uma dieta balanceada, o resultado aparece rápido.

3 - Fortalece os membros inferiores, abdômen, coração e não causa impacto nas articulações.

4 - Pedalar queima gordura e acaba reduzindo o colesterol e triglicérides, um benefício para quem tem colesterol e diabetes alto.

5 - O sistema imunológico fica estimulado com o pedal, assim ele aumenta a produção de glóbulos brancos, e o ciclista fica mais resistente a doenças.

6 - Andar de bicicleta é um ótimo exercício para quem sofre de alguma doença respiratória como asma e bronquite. A melhora se dá devido há melhora na função cardio-respiratória.

7 - A bike ajuda a aliviar o estresse, já que o ciclista quando pedala consegue pensar e aliviar as tensões cotidianas, graças à endorfina produzida no organismo.

8 - Pedalar proporciona uma deliciosa sensação de liberdade com o vento no rosto.

9 - A bicicleta por ser um meio de transporte movido a propulsão humana, não polui e ajuda a reduzir veículos nas ruas.

10 - Pedalar ajuda na sociabilidade e na criação de novos laços afetivos. É muito comum começar no pedal sozinho e um tempo depois fazer parte de algum grupo de ciclistas.

Após estes dez motivos, espero ter motivado você a trocar o sofá pela bike e descobrir um novo mundo que está te esperando lá fora.

#Cicloturismo

cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png