• Márcio de Miranda

Brasil Ride começa neste domingo em Porto Seguro, na Bahia


A oitava edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de MTB das Américas, tem início hoje, a partir das 13 horas (horário local) e 14 h (de Brasília), com a realização do prólogo nas ruas e trilhas de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro. A primeira de sete provas da competição contará com 21 km e 330 metros de altimetria acumulada. Neste primeiro dia do evento, os 500 inscritos de 22 países e 24 estados brasileiros lotaram a Vila Brasil Ride na Uiki Parracho para retirarem os kits de atleta.

Curta o Planeta da Bike no Facebook.

O sábado foi o dia reservado por uma grande parte dos ciclistas para treinar no percurso do prólogo. Este foi caso da dupla formada pelo tcheco Jiri Novak, bicampeão em 2014 e 2015, e o brasileiro Henrique Avancini, dono do troféu de 2013. - Me sinto pronto. Acabamos de fazer nosso primeiro treino juntos e já definimos nossa tática, entre outras coisas. Será um prazer iniciar esta Brasil Ride ao lado do Avancini -, contou Jiri, ciclista que tem a chance de isolar-se como o maior vencedor da competição na open. - A possibilidade de corrermos juntos surgiu pelas redes sociais em um papo descontraído. E, agora, estamos aqui. O prólogo é importante, mas não muito significativo para a competição geral porque é apenas 21 km de mais de 550 que pedalaremos. O evento deve começar a definir-se entre segunda e terça-feira (16 e 17) e ali teremos uma ideia em qual nível iremos brigar -, disse o tcheco.

Mario Roma apresenta a Brasil Ride

Avancini aproveitou para avaliar a disputa pelo título geral da open. - Acredito que temos chances de um bom resultado, até na briga pelas primeiras posições. O Jiri tem característica de ser paciente e calmo, importante para a Brasil Ride. Estou bem preparado, mas não especificamente para este tipo de prova. A questão é encontrarmos um equilíbrio rápido e conseguir ajudar um ao outro. O motor dele é bom nas etapas mais longas e eu posso ter força para ataques em momentos decisivos. Estaremos na defensiva, calmos e tranquilos, mas queremos brigar no top 3 ou quem sabe pelo título, mas não entramos com uma meta clara de resultado -, destacou o ciclista de Petrópolis, Rio de Janeiro, que revela o quanto será especial a oitava edição do evento. - Pessoalmente, espero competir muito bem. Estou bastante empenhado, porque terei o prazer e a honra de ser dupla do Jiri na sua última prova como ciclista profissional. Ele irá se aposentar e isso, sem dúvida, é um grande momento para um atleta do nível dele. Vou dar meu melhor para que seja um momento inesquecível -, finalizou o ciclista top 1 do Brasil no ranking mundial.

Maratona dos Descobrimentos sempre acontece no sétimo e último dia da Brasil Ride, a Maratona dos Descobrimentos será um evento à parte na principal ultramaratona de MTB das Américas. Na disputa realizada no formato de cross country marathon (XCM), Arraial d'Ajuda transforma-se em um verdadeiro mar de bicicletas. Desde a largada da decisão, às 9h da manhã do sábado, dia 21, até o fim da tarde, o entorno do Uiki Parracho estará tomado por ciclistas de todo o País e de diferentes partes do mundo. Na Maratona dos Descobrimentos os ciclistas pedalarão entre Arraial d'Ajuda e Trancoso, com 20% do traçado alterado em relação ao ano passado. O ponto alto do dia será pedalar nas falésias da região com o mar azul de fundo, um cenário único em ultramaratonas de mountain bike. Os interessados em participar da prova devem se apressar para garantir suas inscrições online. Para obter uma vaga na Maratona, basta acessar o link https://goo.gl/rUpcw3 e clicar em Inscrição.

Programação da Brasil Ride 2017 - 558,2 km - 11.379 m de altimetria acumulada

14/10 - Sábado - Entrega do kit dos atletas em Arraial d'Ajuda 15/10 - Domingo, 13h (horário local)/14h (Brasília) - Etapa 1: Prólogo em Arraial d'Ajuda - 21 km e 330 m altimetria 16/10 - 2ª feira, 8h (horário local)/9h (Brasília) - Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (138 km e 2.199 m altimetria) 17/10 - 3ª feira, 8h (horário local)/9h (Brasília) - Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (74 km e 2.559 m altimetria) 18/10 - 4ª feira, 8h (horário local)/9h (Brasília) - Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (90 km e 2.712 m altimetria) 19/10 - 5ª feira, 8h (horário local)/9h (Brasília) - Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (130 km e 1.974 m altimetria) 20/10 - 6ª feira, 10h (horário local)/11h (Brasília) - Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 564 m altimetria) 21/10 - Sábado, 9h (horário local)/10h (Brasília) - Etapa 7: Última etapa e Maratona dos Descobrimentos (73,4 km e 1.041 m de altimetria)

#BrasilRide

cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png