• Márcio de Miranda

Imprudência: ciclistas pedalam em via expressa no Rio de Janeiro e precisam ser escoltados por conce


Na manhã desta terça-feira, 21 de novembro, um grupo de aproximadamente 10 ciclistas entrou no túnel Prefeito Marcello Alencar, sentido Rodoviária Novo Rio e precisou ser escoltado por uma viatura da concessionaria Porto Novo para evitar acidentes. O local é uma via expressa, localizada na Região Portuária do Rio de Janeiro. O artigo 244 Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não permite o trânsito de bicicletas em vias rápidas.

Curta o Planeta da Bike no Facebook.

O que diz o artigo 244 do CTB ( Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997): via de trânsito rápido, são aquelas em que o ciclista não pode trafegar, são as que não tenham cruzamentos, acessos diretos a garagens e faixas de travessia (por exemplo, Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro). Em todas as outras ruas e avenidas, pode.

Pedalando no Túnel Marcello Alencar - No domingo, 25 de junho aconteceu o segundo evento-teste da Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) Porto - Circuito Marcos Hama. A futura APCC tem 12km de extensão. A região que no passado ficava escondida com a Avenida Perimetral, foi revitalizada e atualmente é uma das áreas que mais recebe turistas na cidade.

A Comissão de Segurança aos Ciclistas do Rio de Janeiro (CSC-RJ) emitiu uma nota nota sobre o ocorrido e que pode ser lida abaixo.

- Infelizmente sempre haverá pessoas fazendo besteira e de quebra prejudicando todo um trabalho realizado entre nós ciclistas junto com o poder público. Segue relato dos agentes da concessionaria Porto novo em relação a postura desnecessária, perigosa e inadmissível desses ciclistas que se acham acima da lei e donos do mundo !!! Justamente quem deveria dar o exemplo, acaba prejudicando os demais ciclistas que cumprem a lei e respeitam seu próximo e sabem conviver em sociedade !

Se você concorda com a postura desses ciclistas peço encarecidamente que reflita e reveja sua postura , agora se vc não concorda basta replicar essa mensagem para seus amigos, assessorias esportivas e demais ciclistas informando da importância de não correr riscos desnecessários contra a própria vida e contra a vida de terceiros. Atenciosamente -, Raphael Pazos Presidente CSC-RJ Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio de Janeiro.

Abaixo a notificação da concessionaria Porto Novo.

- Caros, bom dia. Tivemos há poucos minutos nova invasão de grupo de ciclistas no túnel Marcello Alencar, pista sentido rodoviária. Apesar de toda a sinalização presente e tentativa de intervenção de nossa equipe no emboque, os ciclistas seguiram. Para evitar um acidente, nossa viatura foi atras em comboio, mas eh incrível o risco ao qual se prestam. Os grupos de ciclismo precisam divulgar também que a irresponsabilidade eh uma das grandes causadoras de acidentes. Recebo constantemente nos grupos (pois também sou ciclista) informações de acidentes acusados por motoristas irresponsáveis. Uma triste realidade, que precisa ser combatida. Mas não recebo informações e mensagens coibindo essas loucuras -, mensagem enviada por Gabriel Cavalcanti, da Porto Novo.

Nós do Planeta da Bike apoiamos o ciclismo de todas as formas, mas temos que respeitar as leis de trânsito para uma convivência segura para todos os agentes que compõem o trânsito. Nós somos responsáveis pela nossa segurança.

#Trânsito

cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png