• Márcio de Miranda

Brasil Ride 24 Horas Series de MTB é atração esportiva do fim de semana em Costa Rica (MS)


A cidade de Costa Rica, no interior do Mato Grosso do Sul, vai respirar esportes de aventura neste fim de semana. Enquanto no sábado (21), ao meio dia, haverá a largada da Brasil Ride 24 Horas Series de MTB, evento-teste para o inédito Mundial Solo 2019 no País; na manhã do domingo (22), será a vez dos corredores de montanha desafiarem as trilhas e estradas de terra locais, na Trail Run Series da Brasil Ride. Ao todo, centenas de atletas estarão em ação nas duas modalidades, que representarão 19 estados do País e 62 cidades. O Mato Grosso do Sul domina em quantidade de participantes, com mais de 140 competidores, já Costa Rica destaca-se entre os municípios, com 23 inscritos. Entre os inscritos no mountain bike, além dos diversos ciclistas e equipes vencedoras de outras edições da Brasil Ride 24 Horas Series de MTB nas mais variadas categorias, estará em ação um dos principais nomes da modalidade. Trata-se do goiano Mário Antônio Veríssimo, que fará sua estreia na disputa solo das provas de longa duração. Veríssimo chega como um dos grandes candidatos ao título geral do evento, após ter vencido, em 2017, na oitava edição da ultramaratona Brasil Ride, o título de campeão das Américas após sete dias consecutivos de corridas. - Nunca fiz a Brasil Ride 24 Horas Series, mas se for igual a ultramaratona e o Warm Up no Festival, provas que fiz minha estreia nas edições recentes, tenho certeza que será apaixonante", avalia Mario Veríssimo. "Tenho noção do desafio, por ter corrido 12h anteriormente e já defini minha estratégia em cima desta experiência anterior. Minha ideia é fazer uma prova constante, sem exageros. Dosar bem a energia é o objetivo, porque serão 24h no total de disputa, mesmo que não seja pedalando o tempo todo -, comenta o ciclista goiano, que vive atualmente em Brasília. O circuito de Costa Rica está definido e contará com 29 km de extensão e 500 metros de altimetria acumulada, sendo a mesma pista em que os atletas de todo o planeta irão competir daqui um ano no Campeonato Mundial de MTB 24 Horas Solo. A largada será realizada no sábado (21), às 12h, no estilo Le Mans (largada a pé até a bike). No domingo (22), também ao meio-dia, serão conhecidos os campeões de cada categoria.

- Temos certeza que será uma experiência única para todos os participantes. Cheguei à Costa Rica no início da semana e já pude perceber que a cidade está vivenciando o clima do evento e, sem dúvidas, está pronta para receber a Brasil Ride de braços abertos. Não é a toa que o município é conhecido como a Capital dos Esportes de Aventura no Mato Grosso do Sul, com estrutura diferenciada para vários esportes, além de mountain bike e corrida de montanha. Essa será só uma pequena amostra do que eles virão em 2019, quando ocorrerá, em julho, o mundial de 24 Horas Solo -, destaca Mario Roma, fundador da Brasil Ride. Em paralelo à Brasil Ride 24 Horas Series de MTB, será realizada a Trail Run Series, marcada para a manhã do domingo. A corrida de montanha seguirá o padrão das duas etapas anteriores da temporada, com três categorias: Longa (21 km), Média (16 km) e Curta (6 km). As inscrições variam de 60, 80 e 90 reais, para 6 km, 16 km e 21 km, respectivamente. As inscrições para a Brasil Ride 24 Horas Series em Costa Rica seguem abertas no site da Sprinta. Para garantir uma vaga, os ciclistas devem acessar o endereço: https://app.sprinta.com.br/event/305537lCnRfdej. Os atletas da PNE (Portadores de Necessidades Especiais) disputam a categoria solo (idade livre) e têm as inscrições gratuitas.

Com 25 mil habitantes, Costa Rica está localizada a 390 km de Campo Grande (MS). É um exemplo de cidade que aposta na saúde e na educação de qualidade como forma de crescimento, além de recapeamento de 100% das vias urbanas e rigoroso controle sobre os gastos públicos. Na área da educação, por exemplo, Costa Rica virou notícia nacional em 2017 por conta do pagamento do 13º, 14º, 15º e até 16º salários aos professores. É considerada a Capital Estadual dos Esportes de Aventura, em função do seu grande potencial turístico, e está inserida entre as 100 cidades mais promissoras do Brasil.


cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png