• Márcio de Miranda

Conheça o Laboratório de Performance Humana que usa o esporte a favor da saúde


O Laboratório da Performance Humana (LPH) é um centro de excelência para quem busca uma melhora na qualidade de vida. Como a minha missão era conhecer o lado esportivo, mas precisamente o ciclismo, fui conversar com o médico Fabrício Braga (Cardiologista) e com o fisiologista Gabriel Espinosa. Durante o teste de Ergoespirometria, mais conhecido como Teste Cardiopulmonar tive a companhia da Médica do Esporte e triatleta Cristiane Prado.

Conheça melhor o LPH e o Teste de Ergoespirometria

Antes de usar a SRM Ergo Power, o 'paciente' passa por uma bateria de avaliações como avaliação funcional com antropometria, força, flexibilidade e composição corporal por bioimpedância. O foco não é apenas a melhora na parte esportiva, ele também ajuda na melhora da qualidade de vida. O atendimento não é exclusivo para atletas de elite ou amadores, o Laboratório também atende pessoas em recuperação.

A minha avaliação deu que, felizmente estou apto a fazer atividades físicas voltadas para performance, pois o coração e pulmão estão em ordem. Agora falta baixar o peso, para ter uma melhora no meu rendimento esportivo. O laudo já está com a minha treinadora Márcia Ferreira e seja o que Deus quiser.

O LPH oferece os seguintes tipos de avaliações:

- Teste Cardiopulmonar do Exercício (Teste ergoespirométrico em esteira ou bicicleta) - para avaliação da condição aeróbica, do risco cardiovascular, do comportamento da frequência cardíaca durante o esforço e a recuperação. Auxilia na determinação de zonas ideais de treinamento. Duração 60 min.

- Teste Cardiopulmonar do Exercício em Bike -teste para ciclistas de curta distância (até 90 km) realizado na própria bicicleta do atleta ou em bicicleta do laboratório com rampa de potência em ergotrainer segundo protocolos internacionais.

- Ciclista VO2 máximo com perfil de lactato - teste realizado na própria bicicleta do atleta ou na bicicleta do laboratório. Feito em 2 fases: um teste submáximo para avaliação de economia de energia e avaliação do lactato, seguida de teste máximo de potência aeróbica.

- Simulação de prova para corredores - teste especifico para provas realizadas em subidas, intervalados ou provas de longa duração.

- Check up triatletas - teste Cardiopulmonar em esteira (60 min, dia 1) e teste na bicicleta (90 min, dia 2). Intervalo de pelo menos 48 horas entre os testes.

- Check up triatletas pleno - teste feito em 2 dias, com intervalo de pelo menos 48 horas entre eles; teste cardiopulmonar em esteira com perfil de lactato em um dia (120min) e teste na bicicleta com perfil de lactato no outro (120 min).

-Testes em altitude simulado - treinamento em altitude há muito anos faz parte da rotina de atletas profissionais diante de grandes desafios ou objetivos. As adaptações geradas por esse tipo de treinamento trazem benefícios ligados à saúde e ao desempenho em diversos sistemas do organismo tais como os sistemas cardiopulmonar, endotelial e muscular.

Hoje, a tecnologia permite treinar utilizando simuladores de altitude, colocando essa estratégia de treinamento ao alcance de todos. O LPH oferece um conjunto de serviços que incluem:

– teste de sensibilidade ao desenvolvimento dos sintomas conhecidos popularmente como o Mal da Montanha (dor de cabeça, distúrbios gastrointestinais, fadiga excessiva, perda do sono), utilizando equipamento que simula o ar inspirado na altitude.

– sessões de treinamento em altitude simulada ( pacotes de 6 a 24 sessões ou sessões únicas), onde o atleta pode trazer seu treinador para um trabalho em conjunto.

– avaliação de cardiopatas que vão fazer viagens longas em aeronaves, onde o ar corresponde a uma altitude em torno de 2000m acima do nível do mar, podendo gerar grande desconforto e aumento da frequência cardíaca.

– pessoas com sobrepeso ou com pequenas lesões que não lhes permite executar atividades físicas com uma intensidade moderada ou mais forte de exercícios. Nestes casos, a altitude permite que elevemos o estresse fisiológico com um menor estresse mecânico.

- A avaliação feita com o Médico do Esporte - inicia-se na consulta médica (duração de 1:30h na primeira consulta) com anamnese e exame físico (clínico/ortopédico) voltados para a liberação do atleta para pratica desportiva recreativa ou competitiva. São realizados eletrocardiograma de repouso, avaliações motoras ( força de MMSS e MMII, potência muscular, flexibilidade ) e orientações para prevenção de lesões e avaliação do volume atual de treinamento – identificação de risco e prevenção de Overtraining.

São abordadas orientação para hidratação e suplementação alimentar para o esporte, específica por modalidade/ fase de treino (de acordo com as recomendações científicas vigentes e análise nutricional) intra e extra treino/ competição.

O acompanhamento da Medicina do Exercício com foco em preparação para competições específicas foca na manutenção de um organismo saudável, mesmo com forte carga de treinamento. Para este serviço, o intervalo entre consultas irá depender das necessidades do paciente e das características de prova.

A consulta médica pode ser associada ao TCPE associado ou não ao teste de lactato.

O Laboratório de Performance Humana começou as suas atividades em dezembro de 2016. O time é formado por um grupo multidisciplinar de profissionais como, médicos, fisiologistas, professores de educação física, nutricionista e fisioterapeuta. Ele está localizado no terceiro andar da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro.


cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png