• Márcio de Miranda

GF Rio de Janeiro: etapa mundial de ciclismo amador da UCI no Rio de Janeiro


O ciclismo nacional terá sua primeira grande disputa da temporada no estado do Rio de Janeiro com a 9◦ etapa oficial da UCI Gran Fondo World Series, campeonato mundial de ciclismo amador, criado e comandado pela União Ciclística Internacional (UCI) – o Gran Fondo Rio de Janeiro. A etapa brasileira acontece 28 de abril, em Mangaratiba (RJ). A prova tem cerca de 120 quilômetros, sendo 2 mil metros de ascensão acumulada.

O GF Rio de Janeiro irá reunir mais de 1.000 atletas amadores de vários estados e países na região mais propícia ao ciclismo de estrada, entre o mar e montanha, e tendo como base o Portobello Resort.

“Criamos uma prova para ciclista que gosta de desafios, visuais deslumbrantes e testar limites”, conta Gabriela Monteiro de Barros, organizadora do evento e ciclista amadora há mais de 15 anos.

A prova tem cerca de 120 quilômetros, sendo 2 mil metros de ascensão acumulada na conhecida Serra do Piloto. De importância histórica, o trajeto da prova se desenvolve pela antiga Estrada Imperial, a primeira via de rodagem do Brasil de 1856, com prédios antigos, típicos do período colonial, e algumas ruínas.

A estrada oferece uma vista deslumbrante para a Baía de Mangaratiba permeada por quedas d´água como as cachoeiras dos Escravos e Conceição de Jacareí. A região é considerada uma das mais belas do Brasil, localizada nas proximidades da Rodovia Rio-Santos, entre a Serra do Mar e a Baía da Ilha Grande, a 109 km do Rio de Janeiro ou a 102 km do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

A organização do GF Rio de Janeiro escolheu o Portobello Resort como base do evento para garantir o conforto, lazer para família e segurança da prova. De frente para a Baía da Ilha Grande e cercado por montanhas cobertas pela Mata Atlântica, o Village GFRJ, vai funcionar como um hub da prova proporcionando convivência entre os participantes e familiares, atrações, pontos de venda de produtos esportivos e lançamentos exclusivos, apresentações e demonstrações de produtos, bate papo com profissional e especialistas do meio entre outras atividades.

Todos os inscritos receberão um kit com numeração, pulseira, chip de cronometragem e camiseta de ciclismo (jersey). Todos que completarem a prova de acordo com o regulamento, receberão uma medalha de participação e uma super garrafa squeeze. As inscrições para o evento poderão ser feitas através do site oficial da prova www.gfriodejaneiro.com.br .

Serviço do evento:

Data: 28 de abril de 2019

Local: Serra Piloto - Mangaratiba, Rio de Janeiro.

Local exato da largada: Em frente ao Parque de Exposições - Estr. São João Marcos, sn - Praia Do Saco, Mangaratiba - RJ, 23860-00

Horário de largada – 7h30

Horário de previsão de termino da prova – 14h30

#CiclismodeEstrada

cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png