• Márcio de Miranda

Haute Route chega a Santa Catarina em 2020


Apresentando eventos desafiadores em destinos icônicos do ciclismo em todo mundo, o Haute Route chega ao Brasil no ano de 2020 e a região escolhida para sediar a competição não poderia ser outra. Santa Catarina receberá uma das maiores provas de ciclismo de estrada no mundo, entre os dias 11 e 13 de setembro, desafiando atletas em 222 km de percurso, com destaque para o Morro da Igreja, Serra do Rio do Rastro, Morro da Cruz e Ponte Hercílio Luz.

O objetivo do Haute Route é oferecer uma experiência inigualável para ciclistas com eventos que tragam todos os ingredientes que compõem a cultura de provas profissionais. ”O Haute Route é reconhecido como o evento de ciclismo amador de maior prestígio no mundo, não apenas pela estrutura profissional concedida aos atletas e pelas montanhas mais lindas e desafiadoras dos percursos, mas também por toda conveniência e conforto disponibilizados aos ciclistas durante todos os dias”, explica Fernando Palhares, um dos organizadores do Haute Route Brasil. Da Beira-mar até os picos serranos, o percurso do Haute Route Brasil promete ser único e exigente. Uma mistura de estradas panorâmicas ao longo da costa, através de florestas tropicais, subida na Serra do Rio do Rastro e passagem no cume do local mais alto habitado no Sul do Brasil, o Morro da Igreja, em Urubici. Como se não bastasse esse grande desafio, os ciclistas encerram o percurso em um contra-relógio no centro de Florianópolis, começando na famosa Ponte Hercílio Luz até o Morro da Cruz, ponto mais alto da ilha e de uma vista deslumbrante.

Realizado em três dias, o Haute Route Brasil inicia em 11 de setembro, com a primeira etapa largando do centro de Urubici e encerrando no topo do Morro da Igreja, em um percurso de 93 quilômetros e 2,250 metros de ganho de elevação. A segunda etapa, 12 de setembro, inicia novamente no centro de Urubici e desafia os ciclistas em 114 quilômetros, com 2,900 metros de altimetria, até a chegada no Mirante da Serra do Rio do Rastro. A prova termina com a terceira etapa, 13 de setembro, largando da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, e chegada no Morro da Cruz, com 15 quilômetros e 350 metros de elevação. Ao final dos três dias, os ciclistas terão percorrido 222 quilômetros com 5,500 metros de altimetria. Importante ressaltar que a prova contará com percursos compactos, com menores distâncias e ganhos de altimetria nas duas primeiras etapas, para os atletas que quiserem encarar o desafio.

Lançado oficialmente no mês de agosto, na sede do Consulado da Suíça, em Florianópolis, o evento contou com presença do CEO global do Haute Route, Matt Holden, e presença de diversas autoridades locais. A partir do lançamento oficial, a organização preparou uma série de ações e eventos de divulgação para apresentar o Haute Route Brasil ao público, sendo um deles um evento teste para convidados percorrendo todo o percurso da prova. As inscrições para o Haute Route Brasil 2020 já estão abertas e podem ser feitas através do site - https://www.hauteroute.org/events/overview/brazil-2020


cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png