• Fran Jacobsen

Exclusiva com Marcela Lima da Caloi Team


Durante o lançamento das equipes Caloi Team e Cannondale Brasil Racing, em Petrópolis - RJ, entrevistei Marcela Lima Braga Matos, integrante da Caloi Team.

Marcela conta que começou aos 16 anos e, com 18, ingressar para Caloi Avancini Team foi um dos momentos mais marcantes da sua carreira - “sinto-me privilegiada em fazer parte da equipe.”

Hoje, com 19 anos, já foi 2 vezes vice-campeã brasileira e campeã da World Cup XCE - etapa Congonhas.

O que me chamou atenção na jovem ciclista foi sua inteligência emocional e a clareza em seus propósitos.

Confira agora quatro perguntas, nas quais ela arrasou! E uma mensagem que vale para a vida:

1 - Quais são suas provas alvo para 2020:

“Uma etapa da Copa do Mundo e as principais provas do calendário nacional.

Em 2020, os trabalhos seguirão firmes e a dedicação será ainda maior, pois a equipe cresce e evolui junta e, com isso, os resultados serão consequência.”

2 - Como é a sua rotina de treinos associada aos estudos?

Marcela conta que sempre buscou ser boa no que faz. Devido sua afinidade com o esporte buscou mais conhecimento por meio da Educação Física. Ela está cursando o 5o. período na Universidade Federal de Ouro Preto - MG.

“Minha prioridade é ser atleta, por isso direciono mais minha vida para essa atividade. Ajustei os horários da grade de forma que não prejudiquem os treinos. Treino todos os dias, 2 a 3 sessões diárias, geralmente às manhãs e tardes e reservo tempo para estudar à noite.” E completa: "com esforço e organização a gente consegue nos direcionar no que a acredita."

Segundo a atleta, a faculdade é um dos fatores que proporciona melhor rendimento ao esporte, pois agrega valores como pessoa, por meio do aprendizado e no convívio com estudantes e professores. “Acho que um atleta não é só um gerador de força e condicionamento, mas também pela pessoa que ele é, por seus propósitos, objetivos e como enfrenta sua vida. Isso interfere muito no que a gente entrega na pista.”

3 - Como é o seu programa de treinos no Henrique Avancini Racing?

“Minha rotina de treinos é diferente quando treino na minha cidade, Itabirito -MG, e quando estou no training camp. Venho em períodos que não tenho aula. Aqui a rotina é rica, pois tenho muito mais contato com os profissionais que estão do seu lado e com os atletas que me dão oportunidade de um crescimento prático.”

4 - Como você se sente sendo a única menina da equipe?

“O MTB é um esporte que tem maior predominância de homens e tem uma mentalidade muito voltada para isso. Ser mulher em um espaço como esse, você tem que lidar com duas vezes mais obstáculos no caminho.

Entre os homens a comunicação é simples, comigo é mais complexa, principalmente a forma de lidar, o treinamento para mulher é totalmente diferente. Se você se encaixar como mulher, como uma potência feminina é difícil mostrar que você pode, sendo que um homem tem 30% mais de força e facilidade. Estou ali para brigar, consigo acompanhar dentro da minha realidade.

As mulheres têm que ter força para superar seus limites e o esporte deve considerar que as elas têm que se esforçar ainda mais.

Eu me sinto super acolhida com a minha equipe, porque mesmo tendo limitações de não conseguir acompanhá-los, eles têm total paciência comigo e isso me deixa muito confortável com esses cuidados. Acho que é isso que as pessoas precisam, do cuidado, do entendimento, da compreensão de como é o processo da mulher. E a mulher deve entender isso e mostrar que pode, que é capaz de ir atrás. Ela deve se sentir acolhida e fazer com que isso gere rendimento.

Não somos vítimas, somos atrizes nesse palco, tem que mostrar que a gente veio para ganhar! Temos muito a crescer!”

A mensagem:

“Para conquistar sucesso em qualquer âmbito é preciso ter esforço, organização e principalmente acreditar que vai conseguir. Acreditem nos seus potenciais e que vocês vão alcançá-los.”

Eu sou fã, e você?

Vai Marcelinha! Conquiste o mundo!

#Exclusiva #MTB

cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png