top of page

Roval apresenta as novas rodas Rapide CLX e Alpinist CLX


Na manhã desta quarta-feira (03) a Specialized apresentou duas novas rodas da sua marca Roval. A Rapide CLX é para os ciclistas velocistas que desejam uma performance melhor no sprint ou no contra-relógio. Já a Alpinist CLX é dedicada aos escaladores que buscam um menor peso para subir melhor.

As Rapide CLX são coringas em todos os percursos tornando um o usuário um ciclista mais rápido. A Roval uniu com sucesso a leveza de rodas escaladoras com o baixo arrasto aerodinâmico e precisão de direção de rodas de perfil baixo.

Para os Escaladores e os puristas contadores de peso, ela apresentou a Alpinist CLX. Estas são as rodas Clincher mais leves que a empresa desenvolveu até hoje, focando na performance minimalista; aceleração, velocidade de subida e uma sensação de leveza.

As Rapide CLX combinam a excelência aerodinâmica das CLX 64, sempre presentes nos pódios com as equipes Pro Tour patrocinadas pela Roval, nos Campeonatos do Mundo de Contra Relógio, com a leveza e precisão das CLX 32, merecedoras de inúmeras camisas Rei da Montanha nos Grand Tours. O resultado é um conjunto que entrega máxima velocidade nas condições do mundo real com performance em subida, eficiência aerodinâmica e pilotagem estável e confiante, independente dos ventos cruzados que encontre no seu pedal.

Neste modelo a Roval reduziu o peso ao mínimo para que cada watt de energia seja aproveitado – tudo isto, sem sacrificar a resistência, a experiência ciclística ou durabilidade que são cruciais para a satisfação e performance do ciclista.

A Roval constatou que a instabilidade gerada pelas rajadas de vento reduzem significativamente a velocidade, fazendo com que o ciclista reduza a pedalada. No limite, esta instabilidade pode levar a quedas. Com isso, definimos um novo objetivo; reduzir a instabilidade gerada pelas rajadas de vento para assegurar que você pode acelerar.

As novas Rapide CLX são 25% mais estáveis que as CLX 50.

A busca por aumentar a estabilidade nos levou a analisar os tempos da reação humana a situações inesperadas e como esse tempo cruza com a aerodinâmica e pilotagem. O tempo médio de reação humano é de 1 seg a 1 1⁄2 seg. É por isso que rajadas de vento fortes, num curto espaço de tempo são as que mais impactam na estabilidade do Ciclista. O desafio está em que quando corrigimos a bike nestas situações, a rajada

já “passou”. Por instinto, reduzimos a velocidade para ganhar controle e respirar fundo do susto.

Como o nosso objetivo com as Rapide CLX era de entregar as rodas mais rápidas do mundo em condições reais, nós analisamos o que é necessário entregar para atingir esse objetivo sobre todos os aspectos. Com este conhecimento, os nossos experts em aerodinâmica focaram em reduzir o impacto de rajadas de vento laterais. Uma vez que a roda dianteira é a maior responsável pela instabilidade sobre estas rajadas, nós optamos por um aro de perfil mais baixo e largo do que o aro traseiro. Esta nova seção aumenta a estabilidade e reduz o arrasto aerodinâmico.

Uma vez que a roda traseira não impacta tanto no quesito estabilidade, a sua seção é mais alta e com um perfil mais estreito, otimizada em reduzir o arrasto aerodinâmico. Juntas, asseguram um arrasto aerodinâmico menor que rodas de 65 mm de perfil e uma maior estabilidade na direção sobre rajadas (25%) que nossas CLX 50. Conclusão; você vai pedalar mais

rápido, mais longe e com mais confiança, em condições que você não imaginava possível.

Os cubos de Flange Aero que especificam as Rapide e as Alpinist são a base de dois pares de rodas resistentes, leves e rápidos. Foram otimizados em termos aerodinâmicos e projetados com ângulos amplos de enraiação, para aumento de rigidez e redução de peso na especificação dos raios. Utilizam rolamentos blindados de alta qualidade e contam com a refinada

precisão do novo Freehub EXP da DT Swiss.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page