• Márcio de Miranda

Leandro Barbosa, ex- jogador da NBA vai pedalar 274km e ajudar famílias em vulnerabilidade


Na onda dos pedais filantrópicos que estão deixando um legado de boas ações nestes tempos difíceis de COVID-19, agora é a vez do Leandro Barbosa, ex- jogador da NBA e Seleção Brasileira realizar um pedal do bem.


A proposta do Pedala Leandrinho, que sairá de bicicleta de Jundiaí, interior de São Paulo

onde mora, até Aparecida do Norte, também em SP no início de Julho, é AJUDAR, EDUCAR E AGRADECER. Esta ação de cunho social nasceu do desejo de ajudar famílias em maior vulnerabilidade, nesse momento sensível que estamos vivemos. O principal objetivo do desafiante pedal de 274 quilômetros é arrecadar alimentos e auxiliar no

desenvolvimento de comunidades carentes da região. O eterno astro do basquete quer usar sua popularidade no esporte no qual se consagrou e também a bicicleta, sua paixão de infância, para mobilizar não só fãs, mas também o público das redes sociais do atleta, além de Youtube e Facebook, onde a aventura terá transmissões ao vivo.


Leandrinho e a Scalpel Carbon 2 / Divulgação

Para o pedal, que será realizado em três etapas, o atleta, utilizará uma bicicleta de mountain bike Cannondale Scalpel Carbon 2 para vencer todas as dificuldades do terreno. Leandro também será acompanhado por técnicos do Suporte Neutro Shimano, para garantir a solução de quaisquer problemas com as bikes. No primeiro dia, o atleta pedalará uma distância de aproximadamente 109 quilômetros entre Jundiaí e Joanópolis, que já irão demandar excelente condicionamento. Já no segundo dia, serão mais 73 quilômetros até Monteiro Lobato, e finalmente o último dia de pedal com conclusão do percurso no Santuário de Aparecida após 93 quilômetros. Dessa forma, com o primeiro pilar do Pedala Leandrinho que é Ajudar, o jogador espera arrecadar 20 toneladas de alimentos que serão distribuídos nas comunidades por onde passará o pedal, além também de Parada de Taipas, Jardim Panamericano e Pirituba.


Consciente das questões relacionadas ao racismo no Brasil, Leandrinho espera que seu pedal chame também atenção para esse tema, ajudando a educar principalmente os mais jovens. Em parceria com o Streetopia, que co-organiza o pedal, Leandrinho reforma quadras de basquete em comunidades, resignificando estes locais de práticas esportivas.

Finalmente, a chegada ao Santuário de Aparecida encerra uma ação pessoal de agradecimento: “Ter uma bicicleta sempre foi um sonho e permaneceu assim mesmo depois de alcançar algumas de minhas maiores realizações. Todos conhecem minha famosa história de eu ir aos primeiros treinos da NBA de bicicleta, enquanto meus companheiros utilizavam carrões de luxo.” Relembra o jogador.


Roberto Costa do Suporte Neutro Shimano fazendo manutenção na Scalpel / Reprodução Instagram

“Além disso, tem um problema grave relacionado ao Racismo dentro da nossa sociedade. Acredito que o basquete aliado à educação pode ter um papel muito importante nessa mudança que queremos para o futuro, começando com jovens e crianças. Esse projeto engloba tudo isso, estou orgulhoso e empolgado em tentar minha parte, além de no final, chegar ao Santuário de Aparecida e poder agradecer por tudo que tive nessa

vida”, finaliza Leandrinho.


Outro diferencial dessa ação do Leandrinho é a sua relação muito próxima com a bicicleta, já que o atleta adora pedalar e quer mostrar todo o poder transformador da bike. Para o ex-jogador e Hector Miranda do Streetopia, na união dos dois esportes, todos ganham.


Esta realização vem atrelada ao basquete, esporte ao qual se dedicou a vida toda e que hoje lhe entrega uma história de conquistas. No basquete Leandrinho é mais que um campeão, ele é um exemplo para milhares de crianças no mundo todo de que é possível sair de uma situação difícil para um ambiente igualitário, justo e mais feliz.


Para ajudar, basta clicar no link: https://www.kickante.com.br/campanhas/pedala-leandrinho-ajudar-educar-agradecer

cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png