• Márcio de Miranda

Movistar Team busca ser a primeira equipe de ciclismo 100% sustentável


Movistar Team 2020/ Divulgação Movistar Team

Em um mundo em meio a uma emergência climática, em que humanos tentam mitigar as consequências da deterioração do nosso planeta, a Abarca Sports e a Movistar Team propõem, a partir do verão europeu de 2020, uma série de medidas destinadas a se tornar a primeira equipe de ciclismo 100% sustentável. Este objetivo está alinhado com as metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas para 2030 pela ONU.


Como primeira medida, a empresa que gerencia as equipes patrocinadas pela Telefónica mediu sua produção de carbono. Os gases de efeito estufa gerados pelos veículos da equipe e o consumo de suas instalações produzem o equivalente a 175.000 kg de dióxido de carbono (CO2) por ano. A Abarca Sports visa compensar e reduzir gradualmente essas emissões, com uma bateria de ações já em andamento.


A equipe Movistar está comprometida em contratar 100% de energia renovável para sua sede em Pamplona (Espanha) e também apostará no autoconsumo, com a instalação de painéis solares. Outro grande esforço envolverá a substituição de sua frota de veículos, da marca Volvo, por novos carros híbridos, com os quais reduzirá suas emissões de CO2.



A Abarca Sports apresentou aos seus membros durante o período não competitivo a importância deste Plano de Sustentabilidade, e também apostará em projetos ligados à mobilidade sustentável e ao cuidado com o meio ambiente. Tudo isso, com o objetivo de obter o selo de reconhecimento do Ministério de Transição Ecológica (MITECO) da Espanha.


A empresa dirigida por Eusebio Unzué deseja, estar na vanguarda de um ciclismo classificado como 'esporte verde ', mas que ao mesmo tempo teve um impacto em nosso planeta com suas atividades que agora tentará compensar. Uma aposta determinada em meio a uma pandemia de COVID-19 cujos efeitos foram aumentados, em certa medida, pela poluição que afeta o sistema respiratório.

cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png