• Márcio de Miranda

Shimano lança EP8, segunda geração de sistema e-MTB com pedalar mais suave, mais leve e silencioso


O lançamento do EP8, novo sistema de e-bike da SHIMANO, eleva os dois pilares base do conceito de e-biking - o hardware e o software – a um novo patamar de referência em sistemas de engenharia para componentes de e-bike, capazes de encarar qualquer situação: de um MTB premium de competição até um pedal Trail, cross-country, MTB casual, trekking ou uma simples aventura off-road.


A segunda geração de sistema de e-MTB da Shimano, vem com várias características novas, projetadas para levar a performance do EP8 a um padrão superior na história da Shimano em e-bikes. Muitas destas características únicas do SHIMANO EP8, acompanham maior potência, porém com peso mais leve; pedalar mais suave, motor com integração mais clean e mais silencioso, que também administra melhor o aquecimento, oferecendo controle melhorado da bike comparado aos modelos anteriores. O dois aplicativos mobile foram reformulados – o E-TUBE RIDE app e o E-TUBE PROJECT app – oferecendo aos ciclistas mais opções no display e controles mais customizáveis sobre as características do motor. Este novo sistema, segue um princípio perene da SHIMANO que é ‘criar uma experiência natural de pedalada’, aliado a alta potência, quando você mais precisar dela, dentro de um sistema SHIMANO ‘total’. Desde o motor, até o sistema de marchas e freios, você encontra o nível de performance que pode esperar de uma marca que possui um expertise quase inigualável no mountain biking. *Clique na imagem para ampliar

O novo motor EP8 (DU-EP800) é capaz de entregar 85Nm de torque para que você conquiste as subidas mais exigentes e as trilhas mais difíceis. Este ganho de 21% de potência sobre o modelo anterior SHIMANO STEPS E8000, vem com redução de 300g a menos de peso, caindo para 2.6kg (10% de redução), graças a uma nova carcaça do motor, feita em magnésio. O baixo peso e alta entrega de potência fazem deste, um dos melhores motores de sua categoria na relação peso-potência.


Este aumento na relação peso-potência é complementado por uma melhora na eficiência da bateria. O arrasto (a fricção oriunda da rotação do pedal, particularmente notada quando se opera o sistema sem entrega de potência) foi reduzido em 36% (vs. o E8000), graças a uma estrutura de vedação aperfeiçoada e um design de marchas e engrenagens mais otimizado. Essa redução na fricção, gera eficiência na bateria quando o motor está ativado, produzindo um deslocamento mais suave na bike quando se pedala sem apoio do motor (ex.: quando o motor está desligado ou quando você pedala acima de 25 km/h).


Aliado a esta redução da fricção, está um mecanismo de embreagem que promove um corte mais suave na assistência assim que você ultrapassa a velocidade de 25km/h. Esse aumento no torque, ocorre sem que haja aumento também do ruído; na real, é meio que o oposto disso. O novo motor EP8 é mais silencioso, operando no mesmo nível que o E7000, dessa forma você não se distrai com ruídos e pode focar na trilha a sua frente.


Em adição a isso, o motor menor com carcaça de magnésio, apresenta propriedades de melhor condução de calor com suas estruturas internas redesenhadas (engrenagens de marchas otimizadas e novos cabos EW-SD300) para ajudar na redução do aquecimento e na melhoria da performance ao operar em torque máximo em subidas longas e inclinadas. *Clique na imagem para ampliar

Todos estes fatores se combinam para oferecer uma entrega de potência natural e refinada, através de um motor mais leve, mais silencioso, mais compacto e mais potente, com menos arrasto na pedalada e um aumento de 20% no alcance das marchas.

Características Técnicas:

 O motor EP8 roda em um Fator-Q de 177mm e vem com seus próprios pedivelas, disponíveis em uma nova medida de 160 mm (além de 165/170/175 mm).


 O novo sistema EP8 virá configurado com os novos sistemas de transmissão de 12 velocidades da SHIMANO, XTR/XT/SLX/Deore, que contam com a tecnologia Dynamic chain engagement+ (12 velocidades) em três opções de coroas (34D/36D/38D).


 O DU-EP800 utiliza o mesmo padrão de montagem em quadros que os DU-E8000 e DU-7000; isso significa que montadoras podem utilizar o mesmo projeto de quadros para os vários motores SHIMANO.


 SHIMANO EP8 é compatível também com trocas de marcha mecânicas de sistemas de

9/10/11/12-velocidades, sistema eletrônico Di2 (de 11-velocidades) e sistema de cubo de marcha interna (11/8/7/5-velocidades). O EP8 é compatível em particular com o recente cubo NEXUS Inter-5, tornando bicicletas de alta potência equipadas com cubo interno Shimano para cidade e trekking, uma realidade.


 Um novo dispositivo de corrente (CD-EM800) também estará disponível. Com um design novo para escoar a lama mais facilmente, oferece maior controle sobre a corrente e é compatível com configurações SHIMANO STEPS de 11 e 12-velocidades com um chain line de 56.5mm ou 53mm, graças a um espaço ajustável entre a corrente e a guia.


O display do computador do EP8 (SC-EM800) compartilha de muitas similaridades externas do consagrado computador e display do E8000, porém, com um detalhe distinto que permite aos ciclistas alternarem entre um perfil de pedalada customizado, para outro. Com uma tela colorida de 1.6”, que oferece leitura até debaixo de sol intenso, ele conta com uma estrutura de baixo perfil para se adequar às condições exigentes das trilhas de mountain biking.

O computador SC-EM800 se comunica de forma wireless com o aplicativo SHIMANO E-TUBE PROJECT, por Bluetooth, permitindo aos ciclistas alterarem características do motor durante a pedalada. O SC-EM800 também pode se comunicar com ciclo computadores de outros fabricantes via ANT, para mostrar informações de marcha e da bateria.


Para operarem o motor, ciclistas podem usar o botão de assistência do motor, SW-EM800-L. Dessa forma, podem trocar de ‘Off’ para ‘Eco’, ‘Trail’ e ‘Boost’, modos de apoio à pedalada, além do ‘Walk Assist’ (não disponível no Brasil). Este botão de controle, tem um formato melhorado o qual conta com botões de formato côncavo com uma área maior de contato, para facilitar na hora de acionar e controlar. Ele vem com o design padrão do I-spec da SHIMANO, tornando-o compatível com alavancas de canotes ajustáveis e travas de suspensão (por ex.: o SL-MT800-IL da SHIMANO). De forma alternativa, o botão de assistência do motor pode ser removido completamente se o ciclista preferir alterar os modos de apoio ao pedal, através do botão EW-EN100.


Opções de bateria incluem as novas baterias da SHIMANO lançadas em maio 2020: duas baterias de 630Wh; a bateria de tubo inferior BT-E8016 e a bateria interna BT-E8036, além da bateria interna menor, porém com capacidade de carga rápida de 504Wh, a BT-E8035-L. Como as anteriores, todas as baterias SHIMANO STEPS possuem vida útil longa, aguentando até 1000 ciclos de carga, antes de caírem para 60% da sua capacidade de carga, o que em muitos casos vai além do tempo que a bicicleta fica com o dono.


As melhorias do software do EP8’s são a outra metade da fórmula de sucesso da SHIMANO para um pedalar mais natural em uma e-mountain bike. Isso foi alcançado através dos ajustes à forma como os três níveis de suporte performam, junto a customização destes modos.

  • Modo BOOST encerra em 85Nm de torque, alcançado com baixo torque de pedalada.

  • Modo TRAIL também encerra apoio em 85Nm porém, também responde mais ao input do ciclista, tanto ao economizar bateria com pedalada de baixo torque, quanto aumentando rapidamente a entrega de potência para oferecer 85Nm de máximo, em aproximadamente 60Nm de torque. Essa entrega vem muito antes do que o modelo anterior oferecia, e é esse algoritmo de relação de assistência mais ágil que faz o modo TRAIL ser tão versátil.

Modo ECO para em 30Nm, alcançado de forma similar. Além de uma relação ampliada, o modo ECO pode com certeza, ser utilizado por ciclistas para se exercitarem quando desejarem.

Tudo isso é altamente customizável, tanto em casa ou mesmo durante o pedal, com o aplicativo E-TUBE PROJECT, oferecendo aos ciclistas maior controle sobre a forma de ‘como e quando’ eles pedalam. Os modos BOOST, TRAIL e ECO podem ser customizados em 10 diferentes níveis, o torque pode ser ajustado para qualquer lugar entre 20-85Nm, existem 5 níveis de início de assistência disponíveis, e podem ser pre-setados para diferentes perfis de ciclistas para diferentes tipos de pedalada (ex.: alta-performance/pedal extremo, pedal de endurance casual, etc) ou mesmo simplesmente para diferentes ciclistas. Toda esta informação pode ser salva como preferências nos perfis dos Ciclistas, como por exemplo, um modo econômico de bateria para deslocamento pela cidade e, modo de subida em single track em alta potência. Os Ciclistas podem facilmente trocar entre estes modos através do display do computador.


Enquanto isso, um aplicativo E-TUBE RIDE atualizado pode ser usado por ciclistas de e-bike para monitorar todas as informações de pedalada no display do smartphone. Opções da tela do display apresentam métricas de pedalada em modos ECO, TRAIL e BOOST, além de funções recém adicionadas que incluem histórico de pedalada, mapas em tempo real, e atualizações gráficas fáceis de utilizar.


Ambos aplicativos E-TUBE PROJECT e E-TUBE RIDE estarão (1º de setembro) disponíveis para download de lojas de aplicativos iPhone ou Android e são totalmente compatíveis com SHIMANO EP8. Você pode também clicar no link abaixo para instruções mais completas:

https://www.shimano-steps.com/e-bikes/europe/en/service/E-tube.

cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png