top of page

Specialized lança a Epic e Epic Evo redesenhadas e com novidades


A fabricante americana de bicicletas e acessórios, Specialized, apresentou a sua bike de XC, considerada uma das mais rápidas do mundo. Com base no legado da bicicleta de XC full suspension mais vencedora da história, as novas Epics recém-redesenhadas oferecem uma combinação incomparável de eficiência na pedalada, peso leve e controle.


Nova Epic S-Works 2021 / Divulgação

A tecnologia Brain no garfo e amortecedor traseiro da Epic sabe a diferença entre a exercida na pedalada e força dos impactos do solo - mantendo a suspensão eficientemente firme em terrenos lisos e alternando automaticamente para o modo ativo no instante em que as coisas ficam difíceis, aumentando o controle e a velocidade. A nova Epic recebe um Brain completamente novo, o mais durável e que melhor promove controle.

Novo Brain / Divulgação

Resultado de duas décadas de refinamento obsessivo, os novos quadros Epic estão mais leves e mais rígidos do que nunca. O chassi de carbono Epic S-Works FACT 12m retira mais de 100 gramas do seu antecessor, emprega um link de carbono e possui um aumento de 15% na rigidez do triângulo traseiro. O quadro FACT 11m encontrado no restante da linha Epic agora corresponde à rigidez e peso do chassi da Epic S-Works anterior.


Dominar os percursos super técnicos de XC de hoje em dia exige uma geometria inspirada nas bikes de trilha, mas otimizadas com a responsividade exigida pelo XC. Combinando manuseio preciso com capacidade aprimorada para terrenos técnicos, tubo superior mais relaxado com ângulo de caixa de direção de 67,5 graus, combinado com um offset de garfo reduzido pioneiro em 2018, maior alcance, hastes mais curtas, rabeira mais curta e movimento central mais baixo em 9 mm.


RX TUNE - SUA RECEITA PARA A VELOCIDADE Ciclistas, equipe de engenheiros e técnicos da Specialized trabalharam para transformar todos os aspectos da suspensão da Epic em uma singularidade com desempenho ideal. O design do chassi, telemetria, velocidade das rodas, curvas de mola, conjunto de arruelas, viscosidade do óleo - todos os detalhes foram trabalhados de forma obsessiva, prototipados e ajustados até que o todo fosse muito mais rápido que a soma de suas partes.

Nova Epic Evo / Divulgação

A parte frontal da Epic, com uma nova traseira, troque o Brain por um amortecedor customizado métrico e ajuste a geometria para ter capacidade nos terrenos mais técnicos.


O coração do chassi da EVO é o mesmo triângulo frontal ultra leve e rígido da Epic. Em seguida, para estabilidade, projetamos uma extremidade traseira criada especificamente para esse fim. Finalmente, aprimoramos o controle e desempenho na trilha unificando as extremidades dianteira e traseira com um link de amortecedor rígido otimizado para o amortecedor métrico macio usado na EVO. Evolução para a velocidade na trilha.


O ângulo da caixa de direção de 66,5 graus da EVO e o movimento central mais baixo mantêm as coisas calmas quando a trilha se torna técnica. Para eficiência na pedalada, o ângulo do assento é 3/4 de um grau mais íngreme que o antecessor. Se você deseja um manuseio mais preciso e um pouco mais de espaço, basta girar o Flip-Chip - os ângulos ficam meio grau mais acentuados e o movimento central sobe 6 mm.


Novo Rx Tune / Divulgação

Para conquistar trilhas difíceis o mais rápido possível, a Epic EVO mantém maneiras de pedalar ultra eficientes, mas troca o Brain em favor de um amortecedor métrico Rx Tune. Um link criado especificamente para ela produz uma taxa de alavanca de 2.8:1 e entrega desempenho devorador de obstáculos com seu curso traseiro de 110 mm. Os garfos de 120 mm com válvula personalizada Rx Tune completam a suspensão equilibrada e inteligente da EVO.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page