top of page

UCI apresenta os calendários de 2021 para o WorldTour e o UCI Women's WorldTour


O dinamarques Mads Pedersen é o atual campeão mundial / Divulgação

Após uma reunião extraordinária (por videoconferência) realizada nesta terça-feira (28) do Conselho Profissional de Ciclismo (PCC), composta por representantes da Associação de Grupos Profissionais de Ciclistas (AIGCP), de Associados Profissionais de Ciclistas (CPA) e da Associação Internacional de Organizadores de Ciclistas (AIOCC), a Union Cycliste Internationale (UCI) apresentou os calendários de 2021 para o UCI WorldTour e o UCI Women's WorldTour.

Com a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, de 23 de julho a 8 de agosto de 2021, vários eventos foram adaptados. As provas olímpicas de ciclismo de estrada (24, 25 e 28 de julho) vão acontecer uma semana após o Tour de France (previsto para 2-25 de julho).

A Volta da Espanha, vai acontecer uma semana antes do habitual, para permitir uma melhor transição entre a Volta e o Campeonato Europeu (anunciado para o fim de semana de 11 a 12 de setembro) e o Campeonato Mundial de Estrada da UCI.


Os organizadores da Amgen Tour da Califórnia (Estados Unidos) e da Prudential RideLondon-Surrey Classic (Grã-Bretanha) não solicitaram inscrição no calendário UCI WorldTour de 2021. A UCI trabalha com as partes para tentar garantir o retorno aos eventos profissionais de ciclismo de estrada que ocorrem nessas duas regiões, importantes para o ciclismo de alto nível.


No próximo ano, o UCI WorldTour será composto por 35 eventos, com as melhores equipes e melhores pilotos do mundo para viajar por 12 países em quatro continentes.

Paris Roubaix / ASO- Pauline Ballet

Calendário Mundial da UCI para 2021:

19 - 24 de janeiro: Santos Tour Down Under (Austrália) 31 de janeiro: Cadel Evans Great Ocean Road Race (Austrália) 21 - 27 de fevereiro: Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) 27 de fevereiro: Omloop Het Nieuwsblad Elite (Bélgica) 6 de março: Strade Bianche (Itália) 7 - 14 de março: Paris-Nice (França) 10 - 16 de março: Tirreno-Adriatico (Itália) 20 de março: Milano-Sanremo (Itália) 22 - 28 de março: Volta Ciclista a Catalunya (Espanha) 24 de março: AG Driedaagse Brugge-De Panne (Bélgica) 26 de março: E3 BinckBank Classic (Bélgica) 28 de março: Gent-Wevelgem em Flanders Fields (Bélgica) 31 de março: Dwars door Vlaanderen - A travers la Flandre (Bélgica) 4 de abril: Ronde van Vlaanderen - Tour des Flandres (Bélgica) 5 - 10 de abril: País Basco de Itzulia (Espanha) 11 de abril: Paris-Roubaix (França) 18 de abril: Amstel Gold Race (Holanda) 21 de abril: La Flèche Wallonne (Bélgica) 25 de abril: Liège-Bastogne-Liège (Bélgica) 27 de abril -2 de maio: Tour de Romandie (Suíça) 1 st  maio: Eschborn-Frankfurt (Alemanha) 08-30 maio: Giro de Itália (Itália) 30 maio - 6 junho: Critérium du Dauphiné (França) 06-13 junho : Tour de Suisse (Suíça) 26 de junho a 18 de julho: Tour de France (França) 31 de julho: Donostia San Sebastian Klasikoa (Espanha) 9 a 15 de agosto: Tour de Pologne (Polônia) 14 de agosto a 5 de setembro: La Vuelta Ciclista a Espanha (Espanha) 15 de agosto: EuroEyes Cyclassics Hamburg (Alemanha) 22 de agosto: Bretagne Classic - Ouest-França (França) 30 de agosto - 5 de setembro: BinckBank Tour 10 de setembro: Grand Prix Cycliste de Québec (Canadá) 12 de setembro: Grand Prix Cycliste de Montreal (Canadá) 9 de outubro: Il Lombardia (Itália) 14 a 19 de outubro: Gree - Tour de Guangxi (China)


Em relação à edição 2020 do UCI WorldTour e no contexto da atual pandemia de Covid-19, a UCI confirma o cancelamento por seus organizadores do Grand Prix Cycliste de Québec e do Grand Prix Cycliste de Montreal (Canadá) e do EuroEyes Cyclassics Hamburg (Alemanha), que deveria ocorrer respectivamente nos próximos 11 de setembro, 13 de setembro e 3 de outubro.


Além disso, de acordo com as disposições adotadas pela UCI em junho para apoiar as equipes da segunda divisão, o PCC decidiu autorizar uma redução no número de corredores por equipe na edição 2020 de Milano-Sanremo (Itália). Isso permitirá que o organizador convide dois UCI ProTeams extras sem aumentar o tamanho do pelotão.


Annemiek van Vleuten (Hol) é a atual campeã do mundo / Divulgação

Enquanto isso, a edição de 2021 do UCI Women's WorldTour reunirá 25 eventos (em 10 países e em três continentes). Ele começará na Austrália no final de janeiro e chegará ao fim na China em outubro.


Paris-Roubaix (França), que fará sua primeira aparição no UCI Women's WorldTour em 2020, também figurará no calendário de 2021, entre as Clássicas da Primavera. O RideLondon Classique (Grã-Bretanha) retornará à principal série de ciclismo de estrada feminino e será realizado no último domingo de maio.

As Itzulia Women (anteriormente Donostia San Sebastian) também participarão do UCI Women's WorldTour, como uma corrida de três dias; historicamente, essa foi uma corrida de um dia. Isso acontecerá alguns dias antes de outra nova chegada, a Vuelta a Burgos Feminas, também disputada por etapas. Esses dois eventos formarão um bloco no meio da temporada de eventos espanhóis.

Finalmente, o Ceratizit Madrid Challenge da La Vuelta (Espanha) será realizado uma semana mais cedo do que o habitual para permitir uma transição ideal para o Campeonato da Europa (anunciado para o fim de semana de 11 a 12 de setembro) e o Campeonato Mundial de Estrada da UCI.


Os organizadores da Corrida Feminina Amgen Tour da Califórnia, não solicitaram o registro de seu evento no calendário WorldTour da UCI para 2021. Além disso, a UCI confirma o cancelamento por seus organizadores da edição de 2020 do Boels Ladies Tour (Holanda), que deveria acontecer de 1 a 6 de setembro.


2021 UCI Women's WorldTour Calendar:


30 de janeiro: Cadel Evans Great Ocean Road Race - Elite Women's Race (Austrália) 6 de março: Strade Bianche (Itália) 14 de março: Ronde van Drenthe (Pays-Bas) 21 de março: Trofeo Alfredo Binda - Comuna de Cittiglio (Itália) 25 de março : AG Driedaagse Brugge - De Panne (Bélgica) 28 de março: Gent - Wevelgem nos campos de Flandres (Bélgica) 4 de abril: Ronde van Vlaanderen / Tour des Flandres (Bélgica) 11 de abril: Paris-Roubaix Femmes (França) 18 de abril: Amstel Gold Race Ladies Edition (Países Baixos) 21 de abril: La Flèche Wallonne Féminine (Bélgica) 25 de abril: Liège - Bastogne - Liège Femmes (Bélgica) 6 - 8 de maio: Tour da Ilha Chongming (China) 14 - 16 de maio: Itzulia Women (Espanha) ) 20 - 23 de maio: Vuelta a Burgos Feminas (Espanha) 30 de maio: RideLondon Classique (Grã-Bretanha) 7 - 12 de junho: Tour Feminino (Grã-Bretanha) 2 - 11 de julho: Giro d'Italia Internazionale Femminile (Itália) 18 de julho: La Curso de Le Tour de France (França) 7 de agosto: Postnord UCI WWT Vårgårda Oeste da Suécia TTT (Suécia) 8 de agosto: Postnord UCI WWT Vårgårda Oeste da Suécia RR (Suécia) 12 a 15 de agosto: Ladies Tour of Norway (Noruega) 21 de agosto: GP de Plouay - Lorient-Aglomération Trophée Ceratizit (França) 24 - 29 de agosto: Boels Ladies Tour (Holanda) 3 - 5 de setembro: Ceratizit Madrid Challenge de La Vuelta (Espanha) 19 de outubro: Tour de Guangxi - UCI Women's WorldTour (China )

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page