104ª edição do Giro de Itália revela "Grande Partenza"


Na manhã desta quinta-feira(04/02), a RCS organizadora do Giro de Itália deu mais detalhes sobre a próxima edição que deve acontecer, se a pandemia permitir, de 8 a 30 de maio e não no mês de outubro como aconteceu em 2020. A 'Grande Partenza' será em Torino (Ita), todos os detalhes do percurso serão revelados na próxima quarta-feira, dia 10. No dia seguinte, a Volta da Espanha será apresentada em Burgos (Esp).


Grande Partenza

Etapa 1: Torino - Torino Contra-relógio Individual (9,0 km)

Etapa totalmente urbano. A primeira fase começa na Piazza Castello e segue o rio Pó, passando pelo parque Valentino em Torino. Depois de cruzar o Pó, o percurso continua pelo Corso Casale e segue reto até chegar à Igreja da Grande Mãe ao pé do Cerro Superga para terminar.

Etapa 2: Stupinigi (Nichelino) - Novara (173 km)

Etapa plana. Os ciclistas partirão da Palazzina di Caccia em Stupinigi antes de chegar a outro castelo da Sabóia em Racconigi alguns quilômetros depois. A rota passa então por Santena, a cidade onde Camillo Benso Conte di Cavour (uma figura importante no movimento de unificação italiana), 160 anos após sua morte. O pelotão enfrentará ondulações suaves ao passar pela área de Monferrato e entrar no Vale do Pó.

Etapa 3: Biella - Canale (187km)

Etapa com subidas e descidas, bom para sprinters. O estágio é inicialmente plano da cidade de Biella antes que os corredores cheguem às encostas dos Apeninos. Depois de Asti, uma sucessão de subidas começa. Assim que o pelotão passar por Alba, rampas curtas, mas íngremes, receberão os corredores antes da chegada, apresentando uma oportunidade ideal para um ataque.


Curiosidades Pela terceira vez em sua história, Torino receberá a Grande Partenza do Giro de Itália. A cidade já participou em 1961 (centenário da unificação italiana) e 2011 (150º aniversário do evento).


Giro nunca começou uma etapa de Stupinigi antes (etapa 2), a cidade de Novara (também estágio 2) sediou pela última vez uma etapa em 1968, vencida por Eddy Merckx, que levou seu primeiro Maglia Rosa naquele dia.


A competição também nunca terminou uma etapa no Alpe di Mera em Valsesia.


Verbania está preparada para sediar uma partida de etapa pela quarta vez em sua história, já tendo feito isso em 1952, 1992 e 2011.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube