top of page

Austríaco bate recorde mundial de velocidade em mountain bike


O austríaco Markus ‘Max’ Stöckl bateu o recorde mundial de velocidade downhill com uma mountain bike. Aos 42 anos, ele escolheu o deserto do Atacama, no Chile, para atingir 167,6 km/h em pouco mais de 11 segundos de descida. A marca anterior também era do europeu, realizada em 2011.

O local escolhido foi em uma encosta de montanha no deserto, cujo pico é de 3.972 metros de altitude, com inclinação de 45 graus na área de partida e uma pista livre de 1.200 metros de cima para baixo. A resistência do vento era ideal

nos arredores. Markus fez oito tentativas até a que consumou o recorde mundial.

- Foi tão exaustivo, mesmo a descida só durando 20 segundos. Eu não posso expressar o meu sentimento nas palavras. Mesmo se você souber que só vai ser 10 ou 15 km/h mais rápido do que a última descida de treinamento - no cume da montanha, olhando para baixo e sentindo a adrenalina - foi um momento muito emocionante! -, declarou o piloto.

Para executar a tentativa de recorde, ele contou com equipamentos de proteção, como uma roupa especial com airbag e capacete customizado. A bicicleta, contudo, não teve modificações para preservar a sua originalidade.

O antigo recorde mundial de velocidade também pertencia a Stöckl, quando ele despencou do Vulcão Cerro Negro, em Nicarágua, a 164,95 km/h, em 2011.

Markus ladeira abaixo /  Marcelo Maragni - Red Bull Content Pool

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page