Descida das Escadas de Santos chega à 15ª edição
A Descida das Escadas de Santos chega à 15ª edição no Morro do Pacheco, em Santos, São Paulo. O evento integra o Verão Espetacular, da Tv Globo, e será transmitido ao vivo para mais de 150 países, amanhã, a partir das 10h.
Participam da corrida cerca de 100 pilotos de diferentes nacionalidades. Entre os favoritos estão os espanhóis Javier Guijarro e Joan Vicente Merida, o equatoriano Mario Jarrin e os brasileiros Wallace Miranda, Markolf Bertchold e Lucas Borba. Desde 2009, quando Wallace Miranda se sagrou bicampeão da disputa, um brasileiro não vence o desafio. - A expectativa é grande. Treinei muito e espero levar o título -, afirma Wallace Miranda, terceiro colocado em 2016.
O Morro do Pacheco, sede mundial do downhill durante a realização da Descida das Escadas de Santos, abriga uma comunidade com mais de 2 mil moradores. O circuito é bastante estreito e íngreme, exige técnica apurada dos atletas. Ao todo são 514 degraus em uma pista de 600 metros de extensão e desnível de 143 metros, o que equivale a um prédio de 45 andares. Cada mínimo erro pode custar a vitória na corrida, pois não há espaço para recuperação.

O recorde da pista é do eslovaco Filip Polc, que encerrou a carreira de piloto em 2016, e concluiu o trajeto em 58’895’’.
A Descida das Escadas de Santos, além de oferecer lazer e entretenimento à Comunidade do Pacheco, também promove uma ação social. O projeto Sou Consciente coleta resíduos sólidos recicláveis, gerando renda para o Instituto Amigos do Pacheco, ONG criada pelo evento para realizar melhorias no Morro.
A Descida das Escadas de Santos é aberta ao público. Anualmente milhares de pessoas lotam o Morro do Pacheco para assistir à competição.
Programação oficial
18 de fevereiro (sábado)
10h - Início dos treinos
12h - Intervalo para almoço - pista fechada
13h - Término do Intervalo do almoço - pista liberada
15:30h - Término do Treino Livre
16h00 - Qualify/ prova de categorias
18:30h - Premiação das categorias
19 de fevereiro (domingo)
09h - 1 treino livre (10 melhores tempos masculinos), opcional
10h - Semifinal masculina (10) - final feminina (5)
11h - Final Masculina (5)
11:15h - Premiação