Fiji começa a investir no ciclismo de estrada e MTB


A ilha Fiji é um país da Oceania, composto por 332 ilhas no Oceano Pacífico., com uma população de apenas 900 mil habitantes. O local não possui um grande número de ciclistas e assim fica difícil criar um trabalho de base.

Mas na última temporada houve a reintrodução dos Campeonatos Nacionais, após três anos sem disputa, com um calendário de 10 eventos. Também foi formado um novo clube de ciclismo e a seleção de duas mulheres para um programa de ciclismo continental, comprova que o arquipélago está no caminho certo.

- O ciclismo é relativamente novo em Fiji e nem todo mundo sabe como andar de bicicleta -, explica Peter Sinclair, presidente da Federação de Ciclismo de Fiji.

Ele ainda falou sobre as intenções para este ano.

- Nesta temporada, estamos planejando nos concentrar no desenvolvimento dos jovens para incentivarmos o ciclismo na população local. Planejamos corridas para incentivar o ciclismo em um ambiente seguro, fazer com que as crianças se interessem -, afirmou.

Embora o calendário nacional, apresente 10 eventos, incluindo o Tour de Fiji em outubro, mas há planos para desenvolver mountain bike. - Apesar do potencial para o MTB em Fiji, não temos trilhas dedicadas -, diz Sinclair. - Este ano, esperamos organizar dois eventos de mountain bike em colaboração com o clube Rucksack da Fiji, um na ilha de Ovalau, em estradas semi-asfaltadas.

Duas ciclistas de Fiji foram selecionadas em 2016, para um programa de 10 mesesda Confederação de Ciclismo da Oceania, que foram treinadas por treinadores profissionais australianos.

Enquanto uma das atletas, Lavinia Dickinson, teve de sair devido a compromissos de estudo, Leena Pratt melhorou significativamente sob a orientação da treinadora Janelle Smith. Leena Pratt é campeã nacional de Fiji, e também Secretária Geral de Federação de Ciclismo de Fiji.

Os esforços de Peter Sinclair para desenvolver o ciclismo em Fiji são feitos com um objetivo de longo prazo em mente: - A longo prazo, queremos desenvolver o talento cru de atletas locais para se tornar ciclistas de classe mundial -, finalizou.

#UCI

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png