top of page

E aí, pode ou não andar de bicicleta na calçada?


Eis um debate caloroso. Poder, não pode, de acordo com as leis brasileiras de trânsito. A não ser que haja sinalização com a permissão, pelo órgão público responsável. Mas a questão não é tão simples assim. Uma criança, ou mesmo um adolescente, com uma bicicleta, o que fazer? Obrigá-los a circular no asfalto, em meio a carros e ônibus guiados por motoristas muitas vezes agressivos e despreparados? A recomendação, na calçada, é descer e empurrar a bike. Mas, convenhamos, quem já não reccorreu a uma calçadinha, até por razões de segurança, em ruas de tráfego muito pesado? O bom senso precisa prevalecer. Desde que o ciclista seja consciente de que a prioridade é total do pedestre e tenha um comportamento defensivo, pedalando devagar e com prudência, em velocidade próxima à de uma caminhada, por que não?

Há países onde é permitido pedalar na calçada, há outros em que depende da situação. Aqui mesmo no Brasil, no momento em que se debate no Congresso Nacional a atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há propostas para que crianças, idosos e adultos, desde que transportando crianças nas cadeirinhas da bicicleta, possam pedalar no dito passeio público.

A gente ouviu o Zé Lobo, presidente da ONG Transporte Ativo, ele mesmo um ciclista urbano e ativo colaborador na formulação de políticas públicas sobre mobilidade. Fala, Zé:

"Sim, no Brasil é proibido pedalar na calçada, a não ser que exista sinalização permitindo. Em Londres é permitido, a não ser que exista sinalização proibindo. Em Tóquio é totalmente liberado. Calçadas são compartilháveis, dependendo do tamanho delas, do volume de pedestres e do nível de educação".

Na verdade, recorrer à calçada muitas vezes é uma saída para que o ciclista não corra riscos em ruas de trânsito violento e sem espaço para eles. Zé Lobo lembra a questão de infraestrutura como determinante:

"Onde há ciclovias, ciclofaixas ou vias compartilhadas torna-se insignificante a incidência de ciclistas sobre calçadas. Está visto, pelos repetidos exemplos, que a instalação de infraestrutura para o ciclista, com locais apropriados e seguros para a circulação das bicicletas, é a solução".

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page