top of page

Táxi no Rio tem suporte para transportar bicicleta


Você já imaginou poder transportar sua bicicleta num táxi sem o sufoco de ter que torcer por um carro grande o suficiente para que ela caiba lá dentro? Taxista no Rio há dez anos, Sérgio Santos, 49, formado em marketing, aplicou no atual ofício alguns conhecimentos da antiga profissão. Teve uma sacada diferente, que chama atenção nas ruas. Seu táxi leva na parte traseira um suporte para bicicleta.

Num papo de meia hora com o Planeta da Bike, por 10 km, entre a Tijuca e o MAM, no Aterro do Flamengo, ele contou que a novidade (bem recente, que começou há só três meses) aos poucos vai se espalhando no boca a boca. Tem gente que pede para tirar foto e botar em redes sociais. Alguns ciclistas já têm aproveitado a carona, que não custa nada além daquilo que o taxímetro aponta: ninguém paga mais caro pelo conforto extra.

VÍDEO: Como começou a ideia do suporte, e a convivência no trânsito

Sérgio já foi útil a uma senhora de Copacabana, que faz parte de um grupo de ciclistas e ia pedalar na Vista Chinesa mas achava muito longe ir de bicicleta até o ponto de encontro da pedalada. Também já ajudou outro a transportar a bike de competição de bicicross ao mecânico de confiança para dar uma geral. “Muita gente me para e diz: ‘Poxa, que bacana, nunca vi nada assim’. E eu digo: ‘É, eu transporto bicicleta, se quiser, me liga, a gente marca e eu vou buscar você. Ou se acontecer algum imprevisto na sua pedalada (tipo um pneu furado e não ter câmara reserva, ou uma corrente que arrebenta), posso resgatar você’. Aquela senhora de Copacabana eu fui buscar na casa dela às 5h da manhã, sem problema”, diz o taxista.

Taxista consciente, pela paz no trânsito

Não é só no transporte da bicicleta que Sérgio se mostra parceiro dos ciclistas. No dia a dia do trânsito, também. Ele prega a boa convivência entre pedaladores, motoristas e pedestres. “As pessoas andam muito estressadas, muito apressadas. Nós, motoristas, temos que aprender a dar passagem, mas tanto ciclistas quanto pedestres devem, cada um, fazer sua parte”, argumenta.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page