Amstel Gold Race abre amanhã as Clássicas de Ardennes


Enrico Gasparotto comemorando a vitória no ano passado / Divulgação Amstel Gold Race

Amanhã começa a temporada das Clássicas de Ardennes, na Holanda. O primeiro desafio é a Amstel Gold Race, que acontece domingo, na quarta feira é a vez da La Flèche Wallonne e no domingo seguinte a Liège-Bastogne-Liège. As corridas são conhecidas ​​pelo percurso montanhoso. Nos últimos anos, as três clássicas são realizados dentro de um prazo de 8 dias.

Os únicos vencedores do "Trinca" são o italiano Davide Rebellin em 2004 e o belga Philippe Gilbert em 2011. Outros ciclistas também ganharam as três corridas, mas não em um único ano, são Danilo Di Luca (Ita), Michele Bartoli(Ita), Eddy Merckx (Bel) e Bernard Hinault (Fra). Não existe uma competição oficial ligando as três corridas. Nos últimos anos, as disputas são realizadas na segunda quinzena de abril.

O veterano ciclista espanhol Alejandro Valverde, 36 anos, da equipe Movistar e vencedor da Volta da Espanha 2009 é um dos favoritos ao título. Valverde tem em seu currículo os tri da Liège–Bastogne–Liège (2006, 2008, 2015) e o tetra da La Flèche Wallonne (2006, 2014, 2015, 2016) e para fechar a trinca ele vai com tudo para a Amstel Gold Race. Nesta temporada ele já subiu no lugar mais alto do pódio nas provas, Volta a Catalunha, Tour do País Basco, Volta da Andaluzia e a Volta a Murcia.

Percurso da competição / Divulgação

Além de Valverde também devemos ficar de olho no polonês Michal Kwiatkowski (nº 11 Team sky), no português Rui Costa (nº 151 - Emirados Árabes Unidos). E ainda tem os belgas Philippe Gilbert (nº 21 - Quick Step Floors) e Greg Van Avermaet (nº 71 - BMC), o bicho papão da temporada.

A organização da prova convocou as 18 equipes World Tour e três convidadas para disputa de domingo.

World Tour - AG2R La Mondiale, Astana Pro Team, Bahrain Merida Pro Cycling team, BMC Racing Team, BMC Racing Team, Bora - Hansgrohe , Cannondale-Drapac Pro Cycling Team, Dimension Data, FDJ, Lotto Soudal, Movistar Team, ORICA-Scott, Quick-Step Floors, Team Katuscha - Alpecin, Team LottoNL-Jumbo, Team Sky, Team Sunweb, Trek - Segafredo e UAE Abu Dhabi.

Convidadas - Roompot - Nederlandse Loterij (Hol), Sport Vlaanderen - Baloise (Bel) e Wanty - Groupe Gobert (Bel).

#CiclismodeEstrada #UCIWorldTour #ClássicasdasArdennes #AmstelGoldRace

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube