10ª edição da Red Hook Crit Brooklyn acontece no próximo sábado e nós conversamos com um brasileiro


O planeta da Bike conversou com o brasileiro Jow Whitaker Pontes que no momento está em Nova Iorque, nos Estados Unidos para correr a 10ª edição da Red Hook Crit Brooklyn, que acontece no próximo sábado. A prova é realizada em um circuito de 1km, com curvas muito fechadas, correndo com bikes de pista (pinhão fixo e sem freio).

Curta o Planeta da Bike no Facebook.

Planeta da Bike: Como você conseguiu chegar na prova mais desejada de fixas?

Jow Whitaker: Por ter um número limitado de atletas, há um filtro na hora da inscrição. Ao me inscrever, eu não tinha certeza se iria ser aceito. Fiz um breve resumo com os resultados da minha temporada de corridas de 2016, falei um pouco de mim e da cena de bike fixa no Brasil, e pra minha surpresa fui aceito! Não pensei duas vezes. Vou participar pela primeira vez pra aprender, disposto a tomar na cabeça, cair, perder feio, pois só quem se arrisca e está disposto a perder, está pronto pra evoluir e melhorar os resultados, e então ganhar corridas... e como um amigo diz, em uma corrida como essa, tudo pode acontecer. E é claro que sem treino ninguém chega a lugar nenhum. Eu me preparei pra prova com treinos específicos com meu treinador Aaron Long e com ajuda do meu time Gorilla Fixed, com ajuda dos meus parceiros de treino (Bike Bros) e com todo apoio que a loja IBS me proporciona com revisões, peças, enfim suporte ao atleta local.

Como foi no ano passado.

Planeta da Bike: Já que é uma corrida de fixa, a escolha de relação faz diferença?

Jow Whitaker: A relação tem que ser muito bem escolhida para não girar muito nas retas, nem ficar muito pesado mas retomadas após curvas. Esse é o primeiro ano que corro a prova. Ano passado corri muitas provas de estrada no Rio, e consegui ficar como primeiro do ranking estadual da minha faixa etária, primeiro no ranking da Copa Rio de Ciclismo, e quarto no ranking nacional. Acontece que está prova é muito diferente de provas de estrada. É muito mais curta, dura só tipo 20 minutos, então é explosão o tempo inteiro em vez de resistência de uma ou mais horas.

Planeta da Bike: Qual foi a sua preparação para esta corrida?

Jow Whitaker: Treinos 5x por semana, focado em me cansar o máximo possível, para adaptar o corpo a trabalhar no cansaço, e no momento certo diminuir o ritmo dos treinos na fase de polimento, pra aproveitar ao máximo os ganhos musculares, aeróbicos , aerodinâmicos no dia da prova. Não sou atleta profissional, esta não é minha profissão. Sou designer de formação e atualmente trabalho com Moda, em uma confecção de Jeans. Mas tento otimizar meus dias e continuar focado no ciclismo, pra ser um ótimo atleta amador. Tento dar sempre o máximo de mim nos treinos, e penso que tudo que aplico e aprendo no esporte, levo pra vida real. Comprometimento, dar o sangue, respeito pelo concorrente, amizade... enfim, o ciclismo é uma parte grande da minha vida nesse momento, mas não é 100% Dela. Então já que é algo que escolhi incorporar na minha rotina, tento fazer com que seja o mais agradável possível pra mim e pra todos em volta de mim!

Jow finalizou a entrevista dizendo: - Tô amarradão de estar aqui. Quase um sonho, algo que era muito distante pra mim há um ano atrás!! Muito feliz de estar vivendo isso.

O Brasil conta com dois ciclistas inscritos na prova, Stefanie Lai (Formula Femme) no feminino e Jow Whitaker no masculino.

Promoção cultural Planeta da Bike e Top Caps

O Planeta da Bike se juntou a Top Caps tampas de caixa de direção personalizadas para deixar a sua bike mais estilosa com a nossa marca.

A promoção cultural já começou, para participar é muito fácil, basta enviar uma frase para o e-mail: contato@planetadabike.com, até domingo, dia 08/05, às 23:59h, dizendo o que representa andar de bike para você. O resultado com os vencedores será divulgado no dia seguinte.

#BikeFixa

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png