top of page

2ª edição do Cine Pedal Brasil chega ao Rio de Janeiro no final do mês


Público pedalando e gerando energia na edição carioca do ano passado / Divulgação

O Rio de Janeiro vai receber a 2ª edição do Cine Pedal Brasil. O evento ocupa o espaço Parque das Figueiras (ao lado do Parque dos Patins) na Lagoa Rodrigo de Freitas, com a exibição de filmes projetados a partir da energia gerada por meio de bicicletas pedaladas pelo público participante. O Cine Pedal Brasil começou no Rio de Janeiro em 2016, passou por Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e agora volta ao Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de maio.

Curta o Planeta da Bike no Facebook.

Para participar pedalando e gerando energia, os interessados devem se inscrever no local, no estande de credenciamento de voluntários ou através do site do evento. Para animar o público, além da exibição dos filmes e dos diálogos com especialistas, o evento conta com um baile ao ar livre, embalado por um DJ convidado, além de food bikes. O Circuito é um programa pra toda a família e opção de lazer para quem vai de bicicleta ou não.

Fred Sampaio, idealizador do projeto Respeite, Márcio de Miranda editor do Planeta da Bike e João Dominici, idealizador do projeto Spinning Verde / Planeta da Bike

A 2ª edição carioca do Cine Pedal Brasil conta com a programação da Babilônia Feira Hype – edição especial de Dia dos Namorados, com Revival do Drivin Lagoa no Parque das Figueiras e no Palco Hype, Pocket Show da Banda A Coisa Toda.

A Babilônia Feira Hype após ter inaugurado o novo parque na Lagoa em dezembro, promove sempre mensalmente suas edições no Parque das Figueiras levando os melhores novos talentos da economia criativa carioca e o charme da Feira Hype, oferecendo um uso inteligente do parque com um programa para fazer em família, com atividades e atrações culturais.

- A união com o Cine Pedal no Parque das Figueiras nos leva a um delicioso revival do Cine Drive-in da Lagoa que durante anos ocorreu no mesmo local. Nada mais hype que promover estes tipos de resgates culturais de uso de áreas urbanas -, comemora Robert Guimarães, diretor da Babilônia Feira Hype.

Espectadores na edição mineira / Divulgação

A iniciativa une a inovação à promoção da cultura, além do estímulo à saúde e ao esporte em um só projeto. - Estamos a um passo de vivenciar mais uma inovação no cinema! Acreditamos na utilização do audiovisual como ferramenta de transformação e conscientização. Por meio dessa tecnologia inovadora, queremos difundir o conhecimento sobre as energias renováveis. A proposta de uma mostra de filmes onde toda a energia utilizada é gerada a partir de bicicletas é inédita. O conceito do projeto abre caminho para novas formas de pensar a produção e geração de energia limpa -, explica Adriana L. Dutra, diretora do evento.

A infraestrutura do Cine Pedal Brasil conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes, de qualquer modelo, desde infantis até adultos. O festival também disponibiliza um pedal manual que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos. Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz*, que será recebida por um equipamento condensador responsável por alinhar toda a energia gerada e que, em seguida, a redistribuirá para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação utilizados no evento.

Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados. A energia produzida pelos participantes voluntários também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público presente.

*Energia motriz - energia mecânica gerada por meio de movimentos contínuos.

Detalhe da bike do evento / Divulgação

Além da exibição dos filmes, o Cine Pedal Brasil promove Diálogos com o público sobre as temáticas levantadas nos filmes exibidos. Mediados por Paula Dutra, os debates terão como temas: “inovação em geração de energia” e “meio ambiente e sustentabilidade x educação”.

Sobre os filmes exibidos:

Dia 27 de maio:

O CASAMENTO DE ROMEU E JULIETA, de Bruno Barreto

Sinopse: Alfredo Baragatti (Luís Gustavo) é um advogado descendente de italianos e palmeirense roxo. Alfredo criou sua filha Julieta (Luana Piovani) para ser apaixonada pelo time. Ela acabou se tornando a centroavante do time de futebol de salão feminino do Palmeiras e se apaixona por Romeu (Marco Ricca), oftalmologista e corintiano roxo. Em nome do amor, Romeu aceita se passar por palmeirense, o que gera desconfiança na família - o seu filho Zilinho (Leonardo Miggiorin) e a avó Nenzica (Berta Zemmel), ambos corintianos fanáticos.

Ficha técnica:

Gênero: Comédia

Direção: Bruno Barreto

Roteiro: Bruno Barreto, Jandira Martini, Marcos Caruso

Elenco: Cybele Jácome, Leonardo Miggiorin, Luana Piovani, Luís Gustavo, Marco Ricca, Marina Person, Martha Mellinger, Mel Lisboa, Rafael Golombek

Produção: Paula Barreto

Fotografia: Adriano Goldman

Trilha Sonora: Guto Graça Mello

Duração: 93 min.

Dia 28 de maio:

PINÓQUIO, de Anna Justice

Sinopse: Quando um pedaço de madeira cai nas mãos do pobre e velho fabricante de brinquedos Gepeto, ele esculpe um fantoche e o chama de Pinóquio. De repente este boneco ganha vida, para a alegria de Gepeto. Mas Pinóquio é cheio de caprichos e ideias e, em pouco tempo, já estará vivendo loucas aventuras que vão lhe ensinar o que é certo e errado na vida.

Ficha técnica:

Título Original: Pinocchio

Direção: Anna Justice

Ano: 2013

País: Alemanha

Duração: 96 min

Classificação: 8 anos

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page