top of page

As famosas Laranjinhas apresentam inovações para sistema de compartilhamento de bicicletas


Nova laranjinha / Divulgação

As famosas ‘laranjinhas’, como ficaram conhecidas as bicicletas do sistema de compartilhamento de bikes patrocinado pelo Itaú, vão ganhar uma nova cara e um sistema com tecnologia inovadora.

Curta o Planeta da Bike no Facebook.

Essa será uma grande mudança do sistema, que em 2017 completa seis anos e a marca de 20 milhões de viagens. O objetivo é tornar a experiência do bike sharing mais segura, confortável, eficiente e sustentável.

- Incluir a mobilidade urbana como uma causa oficial do banco valeu a pena. Conseguimos fazer com que mais pessoas passassem a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Agora, com um número cada vez maior de ciclistas, esse novo momento será de utilizar todo o aprendizado ao longo desses anos para elevar a um outro patamar a qualidade do serviço e a satisfação dos usuários -, diz Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco.

Essa mudança será implementada pela Tembici., que em maio adquiriu a Samba Transportes Sustentáveis e passou a operar os sistemas de bike-sharing patrocinados pelo Itaú: Bike Sampa, Bike Rio, Bike PE, Bike POA e Bike Salvador.

O banco já contava com a parceira e experiência da tembici. em projetos como os bicicletários públicos do Largo da Batata, Praça dos Arcos e da estação Paraíso, na capital paulista, além do Bike Turista (Salvador); Escolinha Bike e na plataforma de venda de bicicletas chamada iBike. Desde sua fundação em 2010, a empresa mantém projetos de mobilidade urbana com bicicletas em várias cidades no Brasil e contabiliza mais 33 projetos e de 1,7 milhão de usuários.

Além de usar seu know-how, tembici. terá como fornecedor a empresa canadense, PBSC Urban Solutions, líder mundial em sistemas de compartilhamento de bicicletas. O PBSC atualmente tem mais de 50 mil bicicletas em três continentes e em mais de 20 cidades, representando mais de 160 milhões de viagens.

Após nove anos de inovação contínua, desenvolvimento de produtos e serviços de excelência, os sistemas do PBSC são reconhecidos como os mais robustos e confiáveis ​​da indústria. Sua tecnologia e equipamentos estão sendo usados ​​nas principais cidades do mundo, como Chicago, Guadalajara, Londres, Montreal, Toronto e em breve em Honolulu.

O QUE MUDA

Nas bicicletas:

- Design mais moderno e exclusivo para compartilhamento, sendo mais leves, ergonômicas e robustas

- Cesto adaptável para o tamanho da bagagem de mão do ciclista, sem acumular água ou sujeira

- Pneus com lados reflexivos e em aro 24 proporcionam uma pedalada mais dinâmica, segura e confortável. Possui tecnologia antifurto, exclusivo no Brasil

- Cobre-correntes que protege a roupa do ciclista

- Banco confortável e canote do selim com marcas para ajuste de altura

- Sistema de freios ‘Rollerbrake”, que garante freadas mais seguras

- Configuração de marchas para três velocidades

- Refletores frontais e traseiros com sistema de iluminação “Dynamo” com 10 mil horas de vida útil e que permanece aceso por até 90 segundos, dando mais segurança para quando o ciclista aguarda no semáforo

- Dispositivo de trava com sistema anti furto

Nas estações:

- Layout exclusivo que não gera poluição visual, foram concebidas para operar de forma ágil, inteligente e simples

- Abastecimento por painéis solares que garantem a autossuficiência energética (preparadas para eventual uso de bicicletas elétricas futuramente)

- Solução modular para as bicicletas, sendo possível adicionar ou remover docks conforme a necessidade. Sem necessidade de fixação ao solo

- Média de 20 vagas por estação

- Quiosque com interface de pagamento digital, de forma mais didática e de fácil utilização, com comunicação sem fio que agiliza o processamento de pagamentos e a transmissão de dados

No aplicativo:

- Permite o ciclista planejar o passeio, pagar e desbloquear a bicicleta com o código gerado pelo aplicativo

- Encontrar estações próximas manualmente ou usando GPS do dispositivo

- Encontrar bicicletas disponíveis por pontos de devolução livres

- Marcar as estações favoritas

- Encontrar rota para um destino com informações de distância e elevação

- Registrar as viagens com o GPS

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page