top of page

Federação Espanhola de Ciclismo proibiu o uso de freios a disco nos seus campeonatos de estrada


Proteção sugerida pela Associação de Ciclistas Profissionais

A Real Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC) divulgou que seu Comitê Executivo, com a aprovação da Comissão Técnica do Conselho de Ciclismo Profissional, proibiram a utilização dos freios a disco nos campeonatos espanhóis de estrada, que começam no próximo dia 23, em Soria.

Curta o Planeta da Bike no Facebook.

Segundo a RFEC não será liberada a utilização, pois a União Ciclística Internacional (UCI) ainda não homologou o seu uso. A UCI já vem fazendo alguns testes, mas a Associação de Ciclistas Profissionais (CPA) defende que o disco deva ter uma proteção para não machucar o ciclista, em caso de algum acidente.

O caso mais famoso de acidente com freios a disco, aconteceu na Paris -Roubaix do ano passado, com o espanhol Fran Ventoso, da Movistar.

Outro caso que repercutiu negativamente ocorreu neste ano no Tour de Abu Dhabi, com Owain Doull, ciclista de Sky que estava fazendo sua estréia no WorldTour.

- Felizmente para mim, o disco atravessou a minha sapatilha e não minha perna. O disco cortou direto a sapatilha e meu pé -, postou Fran no Twitter com a foto da sapatilha cortada. Recentemente, a UCI retomou os testes com freios a disco no pelotão profissional e até o final deste ano deve sair o veredito final.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page