WADA suspende parcialmente Laboratório de Análise Olímpica da UCLA
A Agência Mundial Antidoping (WADA) suspendeu parcialmente o Laboratório de Análise Olímpica da UCLA em relação à análise de substâncias proibidas específicas, a partir de 14 de junho de 2017 por um período de três meses. A suspensão dessas análises pelo Laboratório UCLA , que está localizado em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos - é resultado dos procedimentos de avaliação de qualidade da WADA que identificaram não conformidades com os protocolos da instituição.
Curta o Planeta da Bike no Facebook.
Os procedimentos da agência se concentram em análises consistentes realizadas por laboratórios credenciados pela WADA, para garantir resultados comparáveis, válidos e confiáveis. Que, por sua vez, tem como objetivo proporcionar aos atletas maior confiança no sistema antidoping.
Durante a suspensão, o Laboratório da UCLA pode continuar a realizar todas as suas atividades regulares antidoping. No entanto, o Laboratório deve obter uma segunda opinião de outro laboratório credenciado pela WADA antes de relatar qualquer Pesquisa Analítica Adversa (AAF) para a prednisolona e prednisona dos glucocorticóides. E para os estereóides anabolizantes boldenone e boldione.
Este tipo de suspensão, se limita a certas substâncias ou classes de substâncias e que foi aplicada a outros laboratórios credenciados no passado. Ela permite o acompanhamento adequado do Laboratório da UCLA para garantir a implementação das melhorias necessárias com o objetivo de retorno total das atividades.
O Laboratório da UCLA pode recorrer da decisão ao Tribunal de Arbitragem para Esporte (CAS) no prazo de 21 dias após a recepção do aviso. Como parte do processo, a WADA realizará uma visita ao laboratório para verificar a implementação de todas as ações corretivas.