top of page

Futura APCC Porto - Circuito Marcos Hama é aprovada pelos ciclistas, no segundo evento - teste


Parte da galera reunida às 4:45h / Raphael Pazos

Na manhã deste domingo, aconteceu o segundo evento-teste da Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) Porto - Circuito Marcos Hama. A nova APCC tem 12km de extensão e está localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro, região que no passado ficava escondida com a Avenida Perimetral, que começou a ser demolida em 2 de novembro de 2013. Com isto, criou-se a Parceria Público Privada, Porto Maravilha que administra a região.

Curta o Planeta da Bike no Facebook.

O pedal de reconhecimento contou com a presença de aproximadamente uns 150 ciclistas. Membros da Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Transportes, Cet-Rio, CDURP e Concessionária Porto Novo estiveram presentes, e não estão medindo esforços para ajudar a comunidade ciclística do Rio de Janeiro, em prol do ciclismo esportivo e de alto rendimento.

Ciclistas no local que um dia abrigou a Avenida Perimetral / Raphael Pazos

- A ideia desta nova APCC é evitar acidentes, salvar vidas tanto de pedestres e ciclistas. Com esta nova opção, os ciclistas vão poder fazer treinos longos sem precisar se arriscar nas estradas. Assim os atletas podem pedalar por até 3h, em um ambiente seguro -, disse Raphael Pazos, Presidente da CSC-RJ.

Percurso da futura APCC / Google

A sugestão para a criação da terceira APCC Porto - Circuito Marcos Hama surgiu após recentes casos de acidentes entre ciclistas e pedestres na área de lazer do Aterro do Flamengo. A nova APCC vai funcionar aos domingos e feriados das 5h às 8h.

Pedalando no túnel Marcello Alencar / Márcio de Miranda

Também participei do evento-teste, desde o início pude presenciar a alegria dos participantes por poderem pedalar em segurança outra vez, nos finais de semana. O circuito Marcos Hama é o mais difícil entre as APCCs já criadas. Até porque temos o túnel Prefeito Marcello Alencar, bem iluminado, largo e com subidas de até 6% de inclinação que exigem um pouco de força dos atletas. Particularmente, achei uma ótima opção para treinamentos e assim diminuir os acidentes. Como o do homenageado na futura APCC, que ficou tetraplégico após um grave acidente enquanto treinava na estrada.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page