top of page

Circuito UFF Rio Ciclismo terá quatro etapas e estreia será no dia 3 de setembro, na Enseada de Bota


Palco da primeira etapa / Leandro Ciuffo

O Rio de Janeiro ganha uma nova competição de ciclismo. O Circuito UFF Rio Ciclismo terá, em sua primeira edição, quatro etapas, entre setembro e novembro. Serão provas nas modalidades de circuito, contra-relógio, resistência e montanha, que valerão pontos para os rankings estadual e brasileiro.

Curta o Planeta da Bike no Facebook.

- O Circuito UFF vem preencher uma carência no calendário de competições de ciclismo de estrada no Estado do Rio. Em 2016, tivemos 12 provas no calendário, enquanto que, este ano, nenhuma -, afirma Cláudio Santos. diretor técnico do Circuito e ex-presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ). - A competição vai ser um alívio para os ciclistas, que estavam treinando sem nenhuma prova-alvo no estado -.

Walter Tuche fala sobre o percurso da Enseada de Botafogo

A modalidade circuito de estrada será a prova de abertura do calendário do Circuito UFF Rio Ciclismo, no dia 3 de setembro. A largada e chegada acontecerão na Enseada de Botafogo, com a pista tendo uma extensão de 4.820m. As 24 categorias, que vão da Junior à Open, estão divididas em quatro baterias, com a primeira sendo realizada às 7h. As inscrições estão abertas no site oficial e se encerram no dia 30 de agosto.

- Vamos começar o Circuito com uma prova tradicional e em um cartão postal do Rio de Janeiro. A Enseada de Botafogo tem um asfalto perfeito para o ciclismo e uma pista larga -, conta Santos.

Percurso da primeira etapa / Divulgação

Poderão participar das provas do Circuito UFF atletas federados na Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e de outros estados nas categorias oficiais. Já os atletas não federados só competirão na categoria Open. Haverá premiações em dinheiro para os três primeiros colocados de cada categoria, assim como troféus para os cinco melhores em todas as etapas.

As segunda e terceira etapas acontecerão, respectivamente, nos dias 21 e 22 de outubro, na fábrica da montadora Nissan, em Resende, no Sul Fluminense. No sábado, serão disputadas as baterias de contra-relógio, com largada às 14h, em um circuito com a distância de 8,16km. No domingo, as baterias da modalidade resistência começam às 8h, em um percurso de 7,35km. O Congresso Técnico será no dia 20, no Hotel Cegil, às 19h.

- O local escolhido para essas duas etapas é o complexo industrial da Nissan. Teremos uma infraestrutura perfeita para as provas de contra-relógio e resistência, com o percurso todo sendo usado exclusivamente pelos ciclistas -, diz Santos. - Digo que quem planejou o complexo pensou nos ciclistas, pois a qualidade do asfalto é ótima e o circuito é ideal para a prática do esporte -.

No dia 21, também será disputada a única etapa do Campeonato Estadual de Estrada restrita para atletas federados na Fecierj, com 20 categorias. A prova de resistência terá largada às 8h, e a de contra-relógio do Circuito UFF, também valerá pontos para o ranking estadual.

Complexo da Nissan em Resende / Divulgação Nissan

Já a quarta etapa será de montanha, no dia 12 de novembro, em Petrópolis. O percurso será de 23km, com largada às 10h30m, no Parque Municipal, em Itaipava, e chegada no topo da Serra das Hortênsias.

- Nessa etapa, serão 10km em terreno plano para depois os ciclistas atacarem uma subida de 13km até linha de chegada -, finaliza o diretor técnico.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page