Conheça os artesãos das bikes
Resgatando a origem artesanal das bikes, os framebuilders são profissionais que constroem bicicletas com as próprias mãos, muitas vezes sob medida. Como é o caso de Tom Cox, sócio-fundador da Bórnia &Cox.
- Eu construía quadros no centro de desenvolvimento de produtos de uma grande marca nacional, então era algo que estava acostumado a fazer. Há quatro anos, o (Pedro) Bornia e eu nos juntamos para desenvolver as nossas próprias bicicletas -, conta.
Curta o Planeta da Bike no Facebook.
A criação da B&C foi mais por impulso do que por estudo. Cox revela que, ainda que pequeno, o segmento de bikes artesanais demonstra um ganho crescente de visibilidade nos últimos anos. - Quando começamos, poucas pessoas conheciam o framebuilding. Hoje em dia a bicicleta está em outros círculos, como o da moda, e isso ajuda toda a cadeia de produção, inclusive a gente -, analisa.
O empresário ressalta a mudança de visão que as pessoas tiveram com relação às bicicletas, o que ajuda a aquecer o mercado. Em outras palavras, se a magrela era apenas um item de lazer, hoje é vista como meio de locomoção e até estilo de vida. No Festival da Bicicleta será possível ter contato com os melhores construtores de quadros do país.
Para fazer uma bicicleta artesanalmente é preciso se atentar a algumas etapas. A primeira, e mais importante, é entender as necessidades do cliente. - A maioria das vezes eles já sabem o que querem. Porém, quando essa ideia ainda não é tão clara, apresentamos algumas referências -, conta Cox.
Vale lembrar que os modelos podem ser para diversas necessidades. - Bike para cidade, para trilha, para carregar peso, enfim, aqui a gente faz qualquer modelo, desde que seja de duas rodas. Na B&C não montamos triciclos ou esses modelos muito diferentes -, completa Cox.
Com a ideia em mãos, chega a hora da construção do quadro. Na B&C o material utilizado é o aço, que pode ser de duas ligas diferentes. A escolha das peças que vão completar a bicicleta também é bastante detalhada: o construtor de quadros faz essa decisão em parceria com o cliente, mas sempre com um leque de opções pré-definido.
O processo todo leva até cinco semanas. Além das produções sob encomenda e personalizadas, muitos artesãos trabalham com séries limitadas, ou seja, um modelo que eles replicam e vendem diretamente.
Com cerca de 200 bicicletas entregues nestes quatro anos, Tom Cox diz que o maior retorno está na satisfação de entregar um produto de qualidade. - É gratificante ver uma bike sua na rua -, finaliza.