Brasil confirma favoritismo e vence na Juvenil e Júnior no Uruguai

18 Dec 2017

 

As novas promessas do ciclismo nacional com idade entre 13 e 17 anos fizeram bonito durante a disputa da 25ª edição da Volta Ciclística Internacional do CODECAM, no Uruguai. Após cinco etapas, a seleção conquistou o título geral das categorias Juvenil e Júnior com os ciclistas Alan Labatut e Luis Basso, respectivamente.

- Finalizamos neste domingo mais uma excelente participação na Volta Ciclística do CODECAM. Desde o inicio deixamos claro o nosso objetivo de lutar pela classificação geral das categorias. Os atletas fizeram um ótimo trabalho e conseguimos alcançar a vitória nas categorias Juvenil e Junior. Na Infantojuvenil também estivemos muito perto de vencer, mas alguns imprevistos acabaram nos tirando o título nos metros finais. O balanço geral é positivo, ficou claro que temos grandes atletas com potencial para continuar evoluindo e isso é muito importante para o ciclismo brasileiro -, declarou Eduardo Gohr, técnico da seleção na Volta Ciclística do CODECAM.

A última e decisiva etapa foi realizada no domingo (17/12) com os ciclistas empenhados em aproveitarem a última oportunidade para brigar pela classificação geral da competição. O forte trabalho realizado pela equipe brasileira começou o dia coroando o ciclista Luís Guilherme Basso como grande campeão geral da categoria Júnior. Na etapa final, Igor Molina (Clube de Ciclismo de São José dos Campos) conquistou a terceira colocação e finalizou em quarto na geral.

A seleção também conquistou vitória importante na categoria Juvenil. Com a liderança desde a primeira etapa, Alan Labatut demonstrou muito talento, frieza e superação para cruzar a linha de chegada neste domingo com o título da competição. Membro de uma das famílias mais tradicionais do ciclismo brasileiro, Alan Labatut, 16 anos, destacou a alegria de vencer representando a seleção.

 

 

- A vitória no Uruguai foi bastante dificil. Como peguei a liderança logo na primeira etapa, tivemos que trabalhar muito para manter essa posição até o final. Agradeço aos meus companheiros de seleção que tiveram um papel fundalemtal nessa conquista e também dedico essa vitória para minha família, em especial para meu avô Darmes Labatut, que estava me acompanhando na competição. Representar a seleção é uma grande honra para qualquer atleta, estou muito feliz pela oportunidade -, destacou Alan Labatut.

O brasileiro Gustavo Xavier ainda comemorou a terceira colocação na etapa final e terceiro lugar na geral, seguido por Artur Simeoni em quarto.

Na categoria Infantojuvenil, o título escapou das mãos de Thiago Elias nos metrôs finais. O brasileiro largou a etapa como líder e, apesar de ter enfrentado um pneu furado e se envolvido em um acidente, Thiago não desistiu, recuperou o tempo perdido e finalizou a etapa no grupo principal, mas infelizmente devido a bonificação da chegada, acabou terminando com a segunda colocação geral, enquanto Marcelo Elias conquistou a terceira colocação.

 

Compartilhar
Twittar
Please reload

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube