top of page

Itaú e Tembici lançam novo Bike Rio


Nova Laranjinha / Divulgação

O Itaú Unibanco e a Tembici, patrocinador e operador do Bike Rio, respectivamente, iniciam o processo de transição da implantação do novo Bike Rio a partir desta quarta-feira, 07, em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro. Para que todas as mudanças possam ser efetuadas, estações e bikes do projeto antigo começam a ser gradativamente retiradas das ruas, para então serem substituídas pelo novo sistema com tecnologia mais avançada e bicicletas mais robustas. A inauguração está marcada para o dia 20 de fevereiro.

O Bike Rio volta a funcionar com 70 estações neste mês e 700 bikes disponíveis para os usuários. A implementação completa do bike-sharing carioca acontece até abril de 2018, totalizando 260 estações e 2.600 bicicletas.

Laranjinha e a nova estação / Divulgação

Essa mudança será implementada pela Tembici, que em maio adquiriu a Samba Transportes Sustentáveis e passou a operar os sistemas de compartilhamento de bicicletas patrocinados pelo Itaú: Bike Sampa, Bike Rio, Bike PE, Bike POA e Bike Salvador.

Além de usar seu know-how, a Tembici tem como fornecedor a empresa canadense PBSC Urban Solutions, líder mundial em sistemas de compartilhamento de bicicletas. A PBSC atualmente tem mais de 50 mil bicicletas em três continentes e em mais de 20 cidades, representando mais de 160 milhões de viagens.

O Itaú continua como patrocinador do Bike Rio, investindo recursos para a modernização e operação do sistema de empréstimo de bicicletas da cidade desde 2011. Atualmente conta com mais de 1,5 milhão de usuários cadastrados que realizaram mais de 10,5 milhões de viagens com as laranjinhas somente no Rio desde a sua implantação. O objetivo da troca do sistema é tornar a experiência do compartilhamento de bicicleta na capital carioca mais segura, confortável, eficiente e sustentável.

A capital do Rio de Janeiro é mais uma cidade brasileira a receber o novo sistema. A Grande Recife já opera o novo Bike PE desde 11 de setembro, com 20 estações instaladas até o momento. Já São Paulo foi a segunda cidade a inaugurar o novo Bike Itaú, com o Bike Sampa. Este conta atualmente com 25 estações e até o final do semestre totalizará 260.

CONFIRA O QUE MUDA

Nas bicicletas:

- design mais moderno e exclusivo para compartilhamento, sendo mais leves, ergonômicas e robustas;

- cesto adaptável para o tamanho da bagagem de mão do ciclista, sem acumular água ou sujeira;

- pneus com lados reflexivos e Aro 24 proporcionam uma pedalada mais dinâmica, segura e confortável. Possui tecnologia antifurto, exclusiva no Brasil;

- cobre-corrente, que protege a roupa do ciclista;

- banco confortável e canote de selim com marcas para ajuste de altura;

- sistema de freio “Roller Brake” (freio de rolete), que garante freadas mais seguras;

- configuração de marchas para três velocidades;

- refletores frontais e traseiros com sistema de iluminação “Dynamo”, com 10 mil horas de vida útil e que permanece aceso por até 90 segundos, dando mais segurança ao ciclista que aguarda no semáforo;

- dispositivo de trava com sistema antifurto.

Nas estações:

- layout exclusivo, sendo concebidas para operar de forma ágil, inteligente e simples;

- abastecimento por painéis solares que garantem a autossuficiência energética (preparadas para eventual uso de bicicletas elétricas);

- solução modular para as bicicletas, sendo possível adicionar ou remover docks (suporte de estacionamento de bicicletas), conforme a necessidade, sem precisar de fixação ao solo;

- média de 18 vagas por estação;

- quiosques com interface de pagamento digital, de forma mais didática e de fácil utilização, com comunicação sem fio que agiliza o processamento de pagamentos e a transmissão de dados.

No aplicativo, o ciclista pode:

- planejar o passeio, pagar e desbloquear a bicicleta com o código gerado pelo aplicativo;

- encontrar estações próximas manualmente ou usando o GPS do dispositivo;

- encontrar bicicletas disponíveis por pontos de devolução livres;

- marcar as estações favoritas;

- encontrar rota para um destino com informações de distância e elevação;

- registrar as viagens com o GPS.

Nova cestinha da bike / Divulgação

O Itaú Unibanco é essencialmente um banco urbano, ele se preocupa com os temas que afligem as cidades e entende que a estratégia de sustentabilidade deveria contemplar também o tema cidades sustentáveis. O incentivo à mobilidade urbana é uma das causas, ao lado de Educação, Cultura e Esporte.

O banco é o único patrocinador de sistemas de compartilhamento de bicicletas no mundo que tem programas de dimensões internacionais. Hoje, mantém cerca de 8.300 bicicletas, somando 20 milhões de viagens e contribuindo para a melhoria dos deslocamentos no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), e em Pernambuco, nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes e também em Santiago, no Chile.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page