Ibitipoca vai sediar a primeira edição do Brasil Challenge Internacional categoria XCS classe 2 da UCI

2 Mar 2018

 

O Brasil Challenge Internacional já nasceu com status internacional da União Ciclística Internacional (UCI). - Já organizamos diversos eventos oficiais de mountain bike, que logo aplicamos para uma prova de MTB por etapas e a UCI nos registrou no calendário internacional XCS classe 2, em que ofertará 80 pontos aos campeões no ranking UCI, além dos atletas somarem pontos nos rankings brasileiro e estadual -, explica Felipe Gomes, organizador da BCI.

Felipe Gomes, mais conhecido como Mamão, é um renomado organizador de provas de mountain bike no Brasil, que concebeu a Ultramaratona de MTB na Serra do Ibitipoca (MG), depois de sentir a necessidade de revelar os amantes do ciclismo de montanha um dos lugares mais lindos do país.

 

Programado para acontecer nos dias 4, 5 e 6 de maio de 2018, na cidade de Lima Duarte/ MG na Serra do Ibitipoca, no estado de Minas Gerais, - antes de organizar o Brasil Challenge Internacional, já produzi mais de 100 eventos esportivos, como o Campeonato Pan-americano de MTB, Campeonato Brasileiro de MTB XCO, Marathon Cup, Campeonato Mineiro de Downhill, entre tantos outros -, contabiliza Felipe Gomes, natural de Juiz de Fora (MG), onde concilia as atividades com a administração da loja Bike Light, uma das mais tradicionais da cidade.

 

- Realizo eventos de MTB desde 2003. O primeiro evento que organizei foi a Copa Tradição, em Juiz de Fora -, lembra Felipe, que muito tempo antes já estava envolvido com o esporte. - Meu envolvimento com o mountain bike começou em 89”. Ganhei uma bike depois de chorar muito -, conta Mamão.

 

Crescido no meio das competições, - sempre tive contato próximo com grandes atletas, já que em Juiz de Fora sempre foi um celeiro de campeões do mountain bike nacional, como Miguel Giovanini, Thiago Aroeira, Roberta Stopa, Daniel Rezende, Thiago Santos (que acabou falecendo), além de toda amizade e relacionamento com a elite nacional, como por exemplo o Sherman Trezza de Paiva. E o Henrique Avancini sempre foi um atleta presente nas nossas competições desde moleque, o pai dele, o Ruy sempre levava para competir aos 11, 12 anos, com isso acompanhei esse talento, já que ele também é nosso vizinho, que fica (Petrópolis/RJ) a 100km daqui -, reforça Felipe. 

 

A experiência na organização dos eventos e o fortalecimento da amizade com o Henrique Avancini causaram o surgimento do Brasil Challenge Internacional. - O Avancini é um atleta que tem visto muita coisa no exterior e trouxe essa ideia de fazer uma Ultramaratona de MTB na região para colaborar com a evolução do esporte -, revela Mamão.

 

Com tudo isso, um dos organizadores mais experientes de Minas Gerais e o melhor atleta de mountain bike da atualidade - top 5 no ranking UCI e top 4 no Campeonato Mundial MTB XCO 2017 - Felipe Mamão e Henrique Avancini escolheram as trilhas a dedo: - Em Ibitipoca é o mountain bike raiz. O lugar é um paraíso para quem gosta de pedalar em trilha mesmo, na Serra tem trechos de downhill de 8 quilômetros e trilhas estreitas de um metro de largura que chega a 75km/h sem pedalar. Tem que vir preparado, pois é mountain bike de verdade -, alerta Felipe Mamão.

 

Serviço

Brasil Challenge Internacional MTB

Data: 04 | 05 | 06 de Maio 2018

Categorias: Solo, duplas ou trios

Competições: Ultramaratona de MTB 3 dias de duração 

                         Maratona MTB XCM - 1 dia de duração

Local: Serra do Ibitipoca – Lima Duarte - MG

www.brasilchallenge.com.br

Compartilhar
Twittar
Please reload

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Please reload

Procurar por Tags
PDB 72 BR Ride.jpg
Nosso canal no Youtube
logo timeraiz.png
logoLPH.png
PDS CLEAN.png