Parceria com a Blue Cycle Distribuidora fortalece a marca Shimano em 2018


A Blue Cycle Distribuidora (BCD) é fruto de uma joint venture formada por Shimano Inc, RR Participações (dos acionistas da LM Bike) e Douek Participações (dos acionistas da Isapa) e atua desde fevereiro de 2016 no mercado nacional. Nasceu há cerca de dois anos com a missão de fomentar o mercado de bicicletas, oferecendo produtos de qualidade superior e criando melhores oportunidades de negócios para os lojistas trabalharem com os produtos da empresa. Ao assumir o Suporte Neutro Shimano, o treinamento técnico, além de patrocinar vários eventos com a marca Shimano, a BCD avança nessa proposta, valorizando e fortalecendo ainda mais a marca japonesa no mercado brasileiro. - Há dois anos a BCD começou sua operação assumindo a distribuição do Brasil inteiro. Estabelecemos um escritório de operações em São Paulo, próximo à Avenida Paulista, onde concentramos parte do nosso pessoal de administração, marketing e vendas. Construímos um Centro de Distribuição de cerca de 5.000m2 totalmente novo, erguido do zero, estrategicamente localizado na cidade de Itajaí (SP) e equipado com tecnologia de ponta, tudo para melhorar nossa logística e agilizar nossas entregas. Além disso, temos uma força de vendas composta de 70 profissionais -, contou Juliano Xavier, diretor geral da empresa. Assim, a Shimano reorganizou seu canal de distribuição e concentrou tudo na Blue Cycle. "Este é um movimento mundial que a marca tem feito, não é exclusividade do Brasil. Já aconteceu em vários países do mundo e vem acontecendo em outros lugares", avaliou Juliano Xavier. - Isso permite à Shimano fazer esforços maiores de marketing, capacitar e concentrar mais sua equipe de vendas, porque a concorrência é muito grande e o mercado tem se especializado cada vez mais -, complementou Juliano.

Ter uma equipe dedicada unicamente à Shimano e suas marcas parceiras é extremamente importante. - Esse é o nosso principal objetivo. Queremos ter vendas mais qualificadas e também fomentar o mercado. A Shimano é, talvez, a principal marca deste segmento no mundo e temos um desafio muito grande, de promover o ciclismo e a responsabilidade de entregar sempre mais e continuar fomentando a nossa base consumidora, que são os ciclistas -, concluiu o diretor da BCD. No segundo dia de convenção, houve um bate-papo entre o diretor geral da Blue Cycle Distribuidora, Juliano Xavier, o gerente de marketing e comercial da Shimano Latin America, Rogerio Tancredi a imprensa. Ambos os dirigentes falaram de temas diversos relativo ao mercado do ciclismo nacional e da integração da BCD, que irá fortalecer a marca Shimano. Preocupação com a experiência do consumidor - Com os novos padrões de consumo e venda de produtos, não só na área do ciclismo, mas no mercado em geral, a Shimano tem como foco garantir que os consumidores tenham uma boa experiência quando estiverem usando as marcas da multinacional. "A venda, por si só, não é como antigamente. Temos que mostrar ao consumidor, que hoje é muito mais exigente, que existe algo a mais no produto para que ele o adquira. Teremos uma série de eventos para isso e o Shimano Fest é um deles, além de outros com a presença do Suporte Neutro -, destacou Rogerio Tancredi, gerente da Shimano Latin America. É a partir dessa parceria, que todos os eventos de competição organizados por terceiros em que a Shimano estiver presente este ano, serão geridos diretamente pela Blue Cycle. - Temos um time bem legal para tocar estes eventos, com o apoio total da Shimano Latin America. Fechamos parcerias antigas e temos novidades bem legais, como a Descida das Escadas de Santos - evento disputado no domingo (4), no litoral paulista -, sendo a Shimano patrocinadora pela primeira vez. Seguimos também na Brasil Ride e no Ironman, com uma exposição ainda maior, com um calendário de provas extenso -, explicou o diretor geral da BCD, Juliano Xavier.

O diretor da BCD também falou da importância da parte técnica. - Seguiremos trabalhando forte na questão de treinamentos, com objetivo de treinar mais de 2.000 mecânicos do Brasil, com o Seminário Técnico. Nas provas, teremos o Suporte Neutro Shimano, a fim de deixar os atletas engajados com a marca. Serão 50 eventos em que o ciclista, independente dos componentes que usa, terá o apoio da Shimano, o que é extremamente importante para a empresa e para a confiança dos esportistas. Não cobramos nada pelo serviço, é simplesmente um ato para ele conseguir competir e alcançar seu objetivo de concluir a prova -, enfatizou Xavier. Em 2017, a Shimano esteve presente em 44 provas, assim, registra um aumento de pouco mais de 10% de competições apoiadas ou patrocinadas pela marca neste ano. - Tínhamos um plano de crescer nossos investimentos em marketing e eventos e o ano de 2018, especificamente, é um marco. De fato a BCD vai sair a campo, fazendo a gestão de marca da Shimano, que sempre teve um trabalho muito legal desde a criação da Shimano Latin America, em 2007, e agora essa é uma responsabilidade nossa. A integração é completa -, contou Juliano Xavier. No último ano a marca não esteve apenas próxima dos competidores de diferentes níveis, mas também daqueles que estão iniciando seu contato com a bicicleta. - É, por exemplo, o caso de ações que tivemos em São Paulo em 2017, nos parques municipais e na ciclovia do Rio Pinheiros. Com bike elétrica, vamos começar um demo tour. Também apresentaremos as outras marcas, como a Lazer e a Bikefitting, explicando para que se deve fazer o fit da bike. Não só os profissionais devem fazer, como todos que pedalam -, finalizou Rogerio Tancredi. As projeções de crescimento do mercado deixam o diretor geral da BCD confiante para os desafios que vêm pela frente. - Este ano a economia do Brasil parece que de fato vai sair da recessão, o que começou a acontecer em 2017, devendo crescer em 2018, o que nos deixa confiantes. E a perspectiva é boa já que começamos bem a temporada com a nossa Convenção de Vendas, com uma equipe bem grande onde todos estão animados. O mercado brasileiro é bastante importante, temos 200 milhões de habitantes em um País continental com uma base consumidora enorme -, definiu Juliano Xavier.

#Mercado

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png