Copa do Mundo de MTB XCO: Sam Gaze desbanca Nino Schurter e Avancini termina em oitavo
O jovem neozelandês Sam Gaze, 22 anos, atual campeão do mundo sub-23, derrotou o suíço Nino Schurter, ouro na Rio-2016, pentacampeão da Copa do Mundo e hexa mundial, na etapa de abertura Copa do Mundo de MTB XCO
na África do Sul. Os brasileiros Henrique Avancini e Raiza Goulão terminaram em oitavo e 22º respectivamente.
Gaze disputou o sprint final com Schurter até a linha de chegada. Já a dinamarquesa Annika Langvad, levou a melhor e ganhou a corrida feminina, a francesa Pauline Ferrand-Prévot chegou em segundo e a holandesa Anne Tauber, completou o pódio.
Gaze disse após a conquista: - É um sonho tornado realidade. Eu cresci idolatrando caras como Nino. Você sempre sonha que pode fazer isso e é um lindo momento em que você finalmente o faz. Cheguei mais perto, e sabia que tinha que estar perto no final para ter vantagem no sprint -.
Annika ganhou ouro no Campeonato Mundial XCO de 2016 em Nove Mesto, República Tcheca. Ela também ganhou quatro medalhas de ouro do Campeonato Mundial de Maratona em uma brilhante carreira.
- Foi um bom dia para mim em um percurso intenso, onde é fácil cometer pequenos erros. Tive um galho na minha roda, tive que desembarcar da bike e correr. Eu sempre administrei para manter minha cabeça no lugar para voltar e disputar o título -, disse Annika.
A suíça Jolanda Neff, atual campeã do mundo, terminou em sexto apesar de uma recente clavícula quebrada. - A dupla da Specialized Racing foi vitoriosa em uma pista empoeirada e seca de 4,4 km perto de onde Schurter treina regularmente e tem uma propriedade.