top of page

UCI apresenta raio-x portátil e plano de controle contra o doping tecnológico


Unidade de raios X será usada contra a fraude tecnológica / Divulgação UCI

A União Ciclística Internacional (UCI) apresentou na última quarta-feira, os novos métodos de detecção que utilizará para combater a fraude tecnológica durante a temporada de 2018 e também apresentou tecnologias inovadoras atualmente em desenvolvimento.

A luta contra a fraude tecnológica foi o tema central do compromisso de David Lappartient com as Federações Nacionais de Ciclismo no Congresso da UCI em 21 de setembro de 2017. O anúncio ocorreu exatamente seis meses depois que o francês foi eleito presidente.

Também participaram da conferência de imprensa, ao lado do Presidente da UCI, Bob Stapleton - membro do Comitê de Gestão da UCI e Presidente da Comissão de Equipamentos e Combate à Fraude Tecnológica da UCI; Jean-Christophe Péraud - Gerente de Equipamentos da UCI e Luta contra a Fraude Tecnológica; e Gabriele Fioni - Diretora Adjunta de Pesquisas Tecnológicas na CEA (Comissão Francesa de Energia Atômica e Alternativa).

Para a temporada de 2018, a UCI implementará uma gama de medidas que engloba todos os métodos de detecção atualmente disponíveis. Além dos tablets de varredura magnética e câmeras de imagem térmica já em uso, a entidade adquiriu uma unidade de raio-x móvel especialmente projetada para a luta contra a fraude tecnológica.

O equipamento de raio-x é completamente seguro para seus operadores e para o público, e será transportado de corrida para corrida ao longo da temporada. Capaz de produzir uma imagem de raio-x de uma bicicleta completa em apenas cinco minutos, esta tecnologia será usada para validar o desempenho dos principais pilotos e remover qualquer suspeita em relação aos resultados da corrida.

Desenvolvido com o apoio da VJ Technologies - renomada fornecedora de soluções de tecnologia de raios X para os setores automotivo, aeroespacial, energia, nuclear e de armas - o método recebeu as autorizações necessárias para uso nos países que hospedam os principais eventos do ciclismo.

Veja como funciona equipamento

Com estes três métodos complementares, a UCI pode implementar um plano de ação mais robusto para combater a fraude tecnológica, com testes programados para 150 dias de corrida em todos os cinco continentes. Todas as disciplinas e categorias de idade serão cobertas.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais essas medidas e eliminar quaisquer dúvidas, a UCI também anunciou uma parceria com a CEA Tech. A empresa foi descrita como a instituição de pesquisa pública mais inovadora da Europa pela Reuters / Clarivate em 2017. A CEA Tech é a unidade de pesquisa da organização e desenvolve tecnologia avançada para melhorar a competitividade corporativa por meio da inovação, desempenho e diferenciação de produtos e serviços. como abrir novos mercados de negócios.

A parceria tem como objetivo capitalizar a expertise tecnológica para identificar a melhor abordagem para projetar dispositivos para detectar os campos magnéticos associados a motores ocultos. O objetivo é oferecer monitoramento contínuo em tempo real durante toda a duração de uma corrida.

Tablet usado pela UCI para detectar fraudes / Divulgação UCI

Para reforçar seus recursos na luta contra a fraude tecnológica, a entidade máxima do ciclismo também está trabalhando em um dispositivo de detecção portátil, baseado na tecnologia de detecção magnética, que seria acessível às Federações Nacionais. A UCI pretende desenvolver uma maneira de rastrear equipamentos (quadros e rodas) com base na identificação por radiofrequência (RFID).

- Este compromisso foi demonstrado por todas as partes interessadas no ciclismo profissional e a Amaury Sport Organisation (ASO) em particular. Haverá uma estreita colaboração nos eventos da ASO para permitir que as várias abordagens que estamos desenvolvendo sejam testadas. Garantir a credibilidade do nosso esporte continua a ser uma das principais prioridades da minha gestão e o anúncio de hoje é um passo importante nesse sentido -, disse David Lappartient, Presidente da UCI.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page