Novo Shimano 105 R7000 oferece freio a disco e performance inspirada nas competições
As demandas dos ciclistas de estrada da atualidade são muito maiores do que simplesmente velocidade pura. Eles anseiam por conforto, controle e versatilidade de suas bikes, além da diversão e da sensação de alcançar objetivos. Ciclistas do nível 105 esperam por características de última geração de nível profissional, mas também querem fazer mais com suas bikes do que simplesmente treinar e competir. Então, dê um passo adiante com a nova geração 105 R7000, que conta com freios a disco ou de aro customizáveis e uma maior opção de cassete para ajudar o ciclista a ficar no controle e confortável onde quer que esteja pedalando. Vindo com o visual estético high-end e características dos irmãos maiores Dura-Ace e Ultegra, a nova série 105 leva em consideração que a maioria dos ciclistas vai utilizar a bike para outros propósitos além de competir. O Shimano 105 é o primeiro grupo de 11 velocidades para aqueles que estão levando seu pedal na estrada muito à sério. Porém, agora, com um maior controle ao seu alcance, poderão enfrentar diferentes situações de pedal. A maior novidade neste novo 105 é, sem dúvida, a adição dos freios a disco ao grupo. Os novos calipers BR-R7070 de montagem flat-mount são compatíveis com pastilhas ICE TECHNOLOGIES e atendem à regulamentação UCI de rotor SM-RT70 - não ser de 90 graus - (incluindo um novo tamanho de 140 mm) para oferecer maior eficiência de resfriamento. A operação dos freios é feita por meio de novas alavancas ergonômicas Dual Control hidráulicas (ST-R7020), combinando com o desenho das alavancas Ultegra ST-R8020 com alcance maior do ajuste para diferentes tamanhos de mãos. Para uma ainda maior customização, o 105 R7000 oferece uma versão de alavancas Dual Control para mãos menores (ideais para mulheres e crianças), com um ângulo mais fechado em relação ao guidão e um posicionamento mais para fora para melhor conexão e, assim, evitar interferência com a curva do guidão durante a utilização da alavanca de STI.
Seja com a alavanca de freio de aro (ST-R7000) ou freio a disco (ST-R7020/25), as mudanças de marcha foram redesenhadas para oferecer trocas mais rápidas e mais leves com menor esforço, comparado a série 105 5800. O câmbio dianteiro tem um design mais compacto (pivô), melhor distância do pneu e uma porta para ajuste da tensão do cabo integrada (com chave allen de 2 mm), sendo desnecessário um ajustador de cabo, tipo barril. O câmbio traseiro opcional de cage longo (long cage RD-R7000-GS) pode acomodar até um cassete de 11-34D e é projetado com o design de perfil baixo do estilo SHIMANO SHADOW RD para deixá-lo protegido debaixo do cassete e do chainstay. As atualizações no sistema de transmissão incluem um novo pedivela meio compacto de 52-36D, para se juntar ao de 50-34D e de 53-39D, e um novo cassete de 11-30 (CS-R7000) compatível com cassete 11-34D de 10 velocidades (CS-HG700-11), opções para um pedal mais adequado no gravel (cascalho), em estilo aventura ou no ciclocross. Além disso, o anel interno do pedivela foi reposicionado para reduzir os efeitos da corrente cruzada ou queda de corrente, adaptando-se melhor a bicicletas com freio a disco para criterium.
Tim Gerrits, gerente de produto na Shimano Europe, explica: - Nos concentramos em desenvolver dois pontos: aumento do controle e reação, isso combinado ao que as pessoas sempre esperam do 105 que é grande versatilidade e valor para os ciclistas. E com a capacidade de adaptação do 105 para uma grande porção dos diversos estilos de bike de estrada, esperamos descortinar o potencial de onde e como é possível pedalar com uma bicicleta de estrada -, diz Tim. Os novos componentes Shimano 105 R7000 estarão disponíveis no mercado europeu a partir de junho e virão em duas cores super atraentes: preto de duas tonalidades e uma adicional opção prata para bicicletas de estilo mais clássico.