2ª edição da Maratona Internacional Estrada Real faz história no MTB brasileiro
Em apenas duas edições, a Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real de Mountain Bike já se consolida no cenário esportivo de alto rendimento. O evento faz parte do grupo de provas UCI MARATHON Series da União Ciclística Internacional, com apenas 30 corridas chanceladas ao redor de todo o planeta.
Dentre as inovações da Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real de Mountain Bike destaque para as quatro horas de transmissão ao vivo feita pela TV local (TV Alterosa/SBT em Minas Gerais e via Facebook) que superou todas as expectativas.
No geral, o final de semana de Feriado de Tiradentes, maior mártir da Inconfidência Mineira, em Ouro Branco foi um sucesso absoluto com a participação de 1.600 ciclistas, que participaram da clássica de ciclismo do Dia da Inconfidência - 21 de abril - fechando o domingão (22), com muito mountain bike da Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real MTB, dividido em 2 percursos: 65 quilômetros com 2.090m de desnível e 44 km no percurso amador.
- Os atletas foram surpreendidos pela super estrutura que montamos na excelente praça de eventos que a cidade de Ouro Branco oferece, assim como o percurso pela Serra do Espinhaço que desafiou a resistência de grandes nomes do MTB nacional e internacional -, conta Felipe Avelar, organizador do evento.
A competição foi desafiante para todos os atletas, consagrando o mineiro Bruno Martins Lemes (Corratec Team) que completou os 65km em 2:39:53 minutos.
O pelotão seguiu compacto por apenas sete quilômetros de prova, quando Bruno Lemes atacou e olhando para trás para ver a reação dos outros seguiu firme na fuga. O pelotão não acreditou que o ataque seria bem sucedido e seguiu no seu ritmo. Com isso, Bruno chegou isolado para vencer, seguido do atual campeão espanhol Ismael Ventura (KTM Bikes) e do suiço radicado em Belo Horizonte, Lucas Kaufman (Cannondale Brasil) na terceira colocação.
No feminino, a ciclista local Letícia Cândido (Audax Team) fez as honras da casa para assegurar o segundo da Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real de MTB.
- Minha prova foi bem consistente, andei forte do início ao fim para ir em busca do título representar da melhor forma minha cidade. O local do evento foi perfeito, trazendo o público para prestigiar a prova. A organização acomodou muito bem todos os atletas e visitantes -, comenta Letícia Candido.
Os atletas percorreram belíssimos trechos da Rota do Ouro, como ficou conhecido os caminhos na Estrada Real usados para escoar a produção de ouro na época do Brasil-Colônia.
A organização da Avelar Sports montou uma estrutura em conjunto com a TV Alterosa/SBT, para fincar uma marca na história do MTB Mundial, realizando a primeira transmissão ao vivo de uma corrida de MTB Maratona na América do Sul.
- O saldo foi muito positivo, inscrições esgotadas, a repercussão alcançada, feira de negócios, e a experiência da transmissão nos deixa muito motivados, para colocar nosso esporte no alto nível. Agora seguimos firmes para a cidade de Mariana nos dias 16 e17 de Junho, vamos com tudo, usaremos a mesma estrutura e ainda estaremos mais preparados! –, afirma Felipe Avelar.
A Maratona Internacional EstradaReal também organizou uma feira de negócios, reunindo mais de 30 empresas.
- Não fazemos apenas corridas, nosso negócio é desenvolver o esporte" - define a linha de trabalho da Avelar Sports, que segue firme em seu propósito com total profissionalismo! Para se fazer algo novo, algo marcante na vida das pessoas, é preciso ter algo a mais que um negócio, precisa de um propósito. E é nesta linha de pensamento que trabalho -, finalizou.
A Maratona em números
3 Helicópteros R66 Turbine
400 Gradis
2.000 metros quadrados de área coberta
12 Motos
150 Staffs
6 caminhões - unidade móvel, estúdio...
45 Stands
Area Kids
Estacionamento
4 Quadriciclos
4 Carretinhas
3 Carros de Resgate
2 UTI Móvel
700 Metros de treliça
10 Câmeras
12 Fotógrafos
1 Painel de Led
2 Bebedouros Industriais
200 Cones
400 Cadeiras
100 Mesas