Henrique Avancini desafia bikers e até lenda do vôlei em evento inédito no Rio


Divididos nas categorias feminina e masculina, os quartetos encaram Avancini ao longo dos 4.800m de percurso, cuja altimetria acumulada é de 420m e 9% de inclinação média. O primeiro ciclista de cada equipe vai pedalar aproximadamente um quarto do percurso até chegar a uma área de transição, onde passará uma pulseira ao segundo ciclista da equipe. Este, por sua vez, seguirá por mais um quarto do trajeto até a próxima área de transição, onde encontrará o terceiro ciclista, e assim por diante, até a Mesa do Imperador. Enquanto isso, o atleta olímpico fará o mesmo percurso, mas sozinho.

- Esse evento é um reconhecimento e homenagem à Vista Chinesa e às pessoas que fazem parte desse movimento ciclístico do Rio de Janeiro. Esse é um local muito importante para a difusão da cultura da bicicleta no Rio, pois conseguiu achar um equilíbrio entre locomoção da comunidade, organização, segurança, sinalização e pavimentação. Eu estou muito feliz. É um evento que promete ser muito divertido, interessante e diferente -, afirma o esportista, que participou ativamente da elaboração do projeto.

Na largada, o Red Bull Hill Challenge contará com dois atletas olímpicos. Além de Avancini, Nalbert Bitencourt está inscrito na competição. Na infância, ele praticava bicicross e chegou até disputar torneios. Depois da aposentadoria no vôlei, voltou ao esporte que tanto o encanta. Adquiriu equipamentos e bikes específicas, montou planilha regrada de atividades e treina, regularmente, na Vista Chinesa. Ganhou apoio até do seu ex-técnico Bernardinho.

Ao lado do campeão olímpico, alguns personagens também chamam atenção. Como é o caso de Urwalei Fonesi, vice-campeão em uma prova da Granfondo de Roma (ITA) e está há 19 anos entre os bikers. Já na categoria feminina, Paula Campos surge como forte candidata. Ex-atleta profissional de vôlei, a carioca já coleciona diversos troféus na categoria máster e tem uma rotina bastante regrada para obter bons resultados na carreira.

A largada do Red Bull Hill Challenge acontecerá na bifurcação da Estrada Dona Castorina e Rua Pacheco Leão, a 700m do Vista Bike Club, na base da subida da Vista Chinesa, às 7h30 (horário de Brasília). A concentração dos atletas, entretanto, começará desde as 6h. Por conta da prova, a via estará fechada para veículos motores das 6h00 às 8h30 da manhã e para bicicletas e pedestres das 7h10 às 8h30.

Na competição, o quarteto que eventualmente conseguir superar Henrique Avancini ganhará um prêmio especial: um training camp em Petrópolis, na casa do ciclista. Se mais de um quarteto derrotar Henrique, somente aquele que cruzar a linha primeiro ficará com a premiação.

Serviço: Red Bull Hill Challenge Data/horários (de Brasília): Domingo, 29 de abril de 2018 Concentração dos atletas: às 6h Início da pedalada até a linha de largada e transições: às 6h30 Largada feminina: às 7h30 Largada masculina: às 7h33 Premiação: às 8h15 Local: Subida da Vista Chinesa (largada na bifurcação da Estrada Dona Castorina e Rua Pacheco Leão, a 700m do Vista Bike Club [Rua Pacheco Leão, número 1206-A]);

Circulação: As vias em que a prova acontecerá estarão interditadas para veículos motores das 6h00 às 8h30 da manhã e para bicicletas e pedestres das 7h10 às 8h30.

Pódio na principal ultramaratona de mountain-bike e dono das melhores marcas do Brasil em etapas da Copa do Mundo e do Campeonato Mundial, o ciclista Henrique Avancini está de volta ao Rio de Janeiro e estreia, neste domingo (29), o seu torneio em um ponto turístico da cidade: Vista Chinesa. O atleta fluminense terá de encarar uma seleção de fortes quartetos de bikers na subida do local para uma prova inédita de revezamento. E entre os desafiantes, o Red Bull Hill Challenge contará com a presença de grandes personagens e até do campeão olímpico Nalbert Bitencourt, um dos mais importantes nomes da história do vôlei do País e grande entusiasta do ciclismo.

#HenriqueAvancini #MTB

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png