Specialized apresenta a nova Stumpjumper

7 May 2018

 

O ciclismo de montanha já percorreu um grande caminho desde o lançamento da Specialized Stumpjumper em 1981e neste ano, o modelo se consolida com a fama de melhor maneabilidade e maior eficácia em "Trails" graças à nova tecnologia exclusiva de amortecimento Rx Trail com SWAT integrado, às opções 650b ou 29er; e aos quadros com traseira mais curta. É a bicicleta de trilha mais versátil, que a Specialized já fez. 

 

A nova Stumpjumper tem três novas versões, para dar a todos os tipos de ciclistas a melhor bicicleta imaginável. A Short Travel (ou ST) é enérgica e ligeira, enquanto que a Stumpjumper é rápida e estável. E para todos os que curtem as pilotagens montanha abaixo, eles trouxeram de volta a EVO em toda a sua glória.

 

O modelo da geração passada não curtia algumas situações muito técnicas. Eles queriam levá-la mais além, e depois de identificar que o seu comportamento originava numa falta de rigidez, os engenheiros desenvolveram os próprios testes de rigidez específicos para montanha. Sempre observando a ligação entre as mãos e pés do ciclista. Quando ambos recebem sinais diferentes, o ciclista fica confuso. 

 

 

Nos testes de campo realizados, foi possível afinar a rigidez da dianteira da bicicleta. A equipe da Specialized ia andar com uma versão funcional do quadro, dava retorno, e depois o quadro era ajustado com camadas de carbono. Muitos testes ocorreram no laboratório, analisando os valores de rigidez, e depois a Stumpjumper era devolvido ao ciclista. Este processo de sintonia fina aconteceu diversas vezes, até alcançar o equilíbrio perfeito entre rigidez e comportamento. O resultado é uma bicicleta que responde de maneira ágil nas trilhas. Basta apontar para onde quer ir, que ela vai para lá. Isto é a tecnologia Rider-First Engineered™ para montanha, que entrega o mesmo comportamento na trilha – independentemente do tamanho do quadro.

 

A Specialized aliviou e enrijeceu o quadro, e o resultado foi uma estrutura vastamente mais eficiente, com um novo design de braço lateral. O design de braço lateral liga diretamente os três pontos de apoio da parte traseira e o amortecedor ao quadro, e isto cria um aumento considerável em termos de eficiência e performance sobre os obstáculos. Mais especificamente, a flexão do quadro foi minimizada quando a suspensão traseira está ativa. Em CAD, eles colocaram a nova forma 3D contra a última geração da Stumpjumper, e com o Método dos Elementos Finitos (MEF), foram capazes de provar que a nova construção é 20% mais eficiente. No final de tudo isto, acabaram criando um dos quadros de "trail" mais leves do mercado.

 

 

Um novo quadro requer uma nova abordagem. Com mais de duas décadas de experiência com o FSR, refinaram o comprovado design. O FSR permite afinar todas as partes da suspensão. Porque no fundo, a suspensão na bicicleta é um casamento entre a cinemática do quadro e o amortecedor. E pelo fato que empresa tem a sua própria Equipe de Suspensão, que trabalhou de mãos dadas com os engenheiros do quadro no design da bicicleta desde o primeiro dia. Bem, agora ela é mais suave sobre pequenos obstáculos, com médio curso mais firme e um excepcional suporte na extremidade. Esta é a suspensão que cria a melhor bicicleta de Trilha da Specialized.

 

 

A nossa Equipe de Suspensões ajusta cada amortecedor, de modo a assegurar que este está perfeitamente emparelhado com a cinemática específica da sua bicicleta, com grande ajustabilidade.

 

A empresa está confiante que as ciclistas não vão conseguir uma afinação melhor de bicicleta. Mulheres são tipicamente mais leves, por isso foi ajustado o volume, compressão e rebound de acordo com cada quadro e tamanho de roda. 

 

O Flip Chip te permite mudar a geometria do quadro com facilidade, de modo a melhor se adequar ao seu estilo. Existem dois modos, High e Low, e quando “flipas o chip”, está efetivamente a mudando a altura do eixo do pedal em 6mm e o ângulo da caixa de direção em meio grau.

 

E possível ajustar a bicicleta a sua maneira. Na nova Stumpjumper não há o eixo PF30 do movimento central, voltou o sistema de rosca, e agora, os quadros 27.5 e 29 encaixam pneus até 3.0 polegadas. 

 

 

O novo e revolucionário protetor de corrente no chainstay torna as transmissões virtualmente silenciosas.

 

Armazenamento SWAT™ no Tubo Inferior é possível levar para sua pedalada tudo que ama. Essa é a última geração do compartilhamento interno, mais leve e com 20% a mais de volume de capacidade.

 

 

 

Compartilhar
Twittar
Please reload

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Please reload

Procurar por Tags
Nosso canal no Youtube
logo timeraiz.png
logoLPH.png