top of page

Nos 35 anos do triatlhon no Brasil, primeira etapa do Campeonato Estadual do Circuito UFF recebe mai


Triatletas pedalando na Praia da Reserva / Gabriel Heusi - Heusi Action - Divulgação

Berço do triathlon brasileiro, o Rio de Janeiro comemora, neste domingo, exatos 35 anos da primeira competição brasileira da modalidade, o Triathlon Café do Brasil. Para comemorar, será realizada a etapa de abertura do Circuito UFF/Estadual de Triathlon, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, com cerca de 400 atletas, divididos nas distâncias Sprint (750m de natação/20km de ciclismo/5km de corrida) e Standard (1,5km de natação/40km de ciclismo/10km de corrida).

Considerado um dos maiores eventos esportivos do país, o Circuito UFF reúne os melhores triatletas do Brasil. Para esta etapa, serão distribuídos prêmios de R$ 8 mil para o Sprint e R$ 12 mil para a Standard.

Entre os triatletas de alto rendimento estão Luiza Cravo, Giselle Bertucci, Maria Soledad Omar, Fernanda Palma e Clara Carvalho. No masculino, os destaques são Paulo Maciel, Peter Pichnoff, Pedro Apud, Gustavo Slaib, Santiago Ascenco e Luiz Francisco Paiva.

Para comemorar os 35 anos da primeira competição de triathlon no Brasil, a Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro convidou Roger de Moraes, campeão do I Triathlon Internacional do Rio de Janeiro (Café do Brasil), em 1983, para estar no evento. - Iniciativas como esta da Federação de Triathlon do RJ são importantes para resgatar e compreender a história e a cultura do triathlon no Brasil, pois me parece o único meio para o desenvolvimento pleno e para a popularização deste esporte. Resgatar a cultura original do desafio aeróbico, da utilização do corpo como meio de locomoção, da aventura em desbravar novos locais, da disciplina e da perseverança de continuar a despeito da dor e da vontade de parar, e rejeitar a supervalorização da imagem midiática da falsa competência, certamente é o desafio para próximas gerações se o objetivo é desenvolver o triathlon no Brasil -, afirma Moraes, um dos principais triatletas de sua geração, com importantes títulos no Brasil.

Barcellos cruzando a linha de chegada com filho / Divulgação

Amigos há mais de 35 anos e dois dos principais nomes da primeira geração de triatletas brasileiros, Armando Barcellos, de 52 anos, e Carlos Dolabella, de 57, competirão na Sprint. Como nos tempos de alto rendimento de ambos, um não quer perder para o outro.

- O Armando me deu seis minutos de vantagem. Vai ser difícil ele

me pegar. Apostamos uma bike nova -, brinca Dolabella, que veio de

Miami, onde vive há mais de 20 anos, especialmente para comemorar a data e disputar a primeira etapa do estadual. Para Júlio Alfaya, presidente da Federação de Triatlhon do Estado do Rio de Janeiro, comemorar 35 anos do nascimento do esporte no Brasil é muito importante.

- O Rio de Janeiro sempre foi um dos maiores protagonistas da história do triathlon em nosso país. Aqui realizamos a prova pioneira em 1983 e foi aqui que surgiram nomes como Fernanda Keller, Alexandre Ribeiro, Armando Barcellos e tantos outro -, afirma Alfaya. - Como resultado disso, fomos honrados com o apoio do Ministério do Esporte através da Universidade Federal Fluminense, garantindo-nos a continuidade da trajetória de sucesso da

modalidade no calendário nacional. Uma nova safra de excelentes atletas vem surgindo com este projeto e o Rio de Janeiro continuará à frente de seu tempo de forma marcante para as novas gerações -. Todas as provas são válidas pelo campeonato estadual da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro (FTERJ).

Largada da última etapa de 2017 /Gabriel Heusi - Heusi Action -Divulgação

SERVIÇO:

CATEGORIAS (masculino e feminino)

Alto rendimento: Elite, Sub-23 e Junior

Faixas etárias: 14/15, 16/17, 18/19, 20/24, 25/29, 30/34, 35/39, 40/44, 45/49, 50/54, 55/59, 60/64, 65/69 e de 70 anos em diante

PROGRAMAÇÃO

Sábado (12/5):

11h às 18h - Retirada dos kits no Hotel Atlântico Sul (Av. Lucio Costa 18.000)

Domingo (13/5)

06:30 - Abertura da Transição (Check-In)

07:45 - Fechamento da Transição e final do check-in

08:00 - Largada Sprint (alto rendimento e PNE)

08:02 - Largada Sprint (faixas de idade)

08:15 - Largada Standard (alto rendimento e PNE)

08:17 - Largada Standard (faixas de idade)

10:30 - Cerimônia de Premiação

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page