Patrocinador das Laranjinhas apresenta sua plataforma de mobilidade urbana na Velo-city 2018
O Rio de Janeiro recebe a partir desta terça, 12, a Velo-city, evento sobre mobilidade urbana por bicicleta realizado pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF – European Cyclists´ Federation), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e patrocinado pelo Itaú Unibanco.
Além do apoio ao evento, o Itaú promove três painéis de debate ao longo dos quatro dias de conferência. Entre os temas que serão abordados estão políticas públicas para mobilidade nas cidades; a importância do advocacy na cultura da bicicleta; as transformações nas cidades por meio da bicicleta e financiamento para o ciclismo.
- Por sermos um banco essencialmente urbano e reconhecermos a importância da valorização do transporte ativo para o desenvolvimento sustentável das cidades, definimos a mobilidade urbana como um pilar de investimento dentro de nossa plataforma de sustentabilidad -, comenta Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco e embaixadora da causa. - Desta forma, nosso apoio ao Velo-city é um meio de fomentarmos o amadurecimento da cultura da integração das bicicletas ao modelo de transporte urbano, em conjunto com o poder público e a sociedade, e incentivando políticas públicas para esse objetivo -, afirma a executiva.
Os painéis do Itaú na Velo-city 2018 são:
13/06 – Quarta-feira / 10h30-11h30 / Sala Breakout 3
Painel: A Importância do Advocacy – boas práticas de advocacy para mudanças de políticas públicas.
Speakers: Luciana Nicola, Ryan Whitney, Peter Cox, Oliver Schneider e Loes Holtmaat.
15/06 – Sexta-feira / 10h30-11h30 / Sala Breakout 2
Painel: Unlocking Big Funds – como desbloquear fundos para mobilidade por bicicleta.
Speakers: Simone Gallo e Aris Moro
15/06 – Sexta-feira / 11h40-12h40 / Sala Breakout 2
Painel: Partnership & Collaboration – boas práticas de colaboração do setor privado na mobilidade urbana
Speakers: Luciana Nicola, Martin Dolleschel, Erik Tetteroo e Jeroen Buis
15/06 – Sexta-feira / 15h10-16h10/ Sala Breakout 2
Painel: Apresentação das pesquisas financiadas pelo Itaú sobre ‘impacto do uso da bicicleta no município de São Paulo’ e da ‘Economia da Bicicleta no Brasil’.
Speakers: Negócio de Impacto com Victor Andrade (UFRJ); Carlos Eduardo Torres Freire ( CEBRAP) e Simone Gallo (Itaú):
As bicicletas do Bike Itaú estarão à disposição dos participantes da Velo-city. O estande da marca simulará um cenário animado em led do Rio de Janeiro no qual o ciclista poderá sentir o vento da “viagem” enquanto pedala. Ao final da atividade, o participante receberá um ‘gif’ da sua pedalada por WhatsApp, SMS ou e-mail e um brinde: o Bike Itaú Free Card. Este cartão poderá ser usado para retirar uma das laranjinhas do Bike Rio pelo período da conferência.
O banco é o único patrocinador, no mundo, de sistemas de bike-sharing de dimensões nacionais, com o projeto Bike Itaú, presente em seis cidades brasileiras – Rio de Janeiro, São Paulo, Grande Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre. Além do compartilhamento de bicicletas, sua plataforma de mobilidade urbana envolve projetos como a Escolinha Bike, o iBike, as Estações Bike, os bicicletários públicos em São Paulo, a participação no Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Desafio Itaú Cebrap de Mobilidade Urbana e os estacionamentos de bicicletas em quatro polos administrativos do Itaú em São Paulo, com armários e vestiários.
A Velo-city acontece até 15 de junho, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site.
A Velo-city começou em 1980, em Bremen, na Alemanha e inspirou a criação da Federação Europeia de Ciclistas (ECF), em 1983, atual organizadora do evento. Anualmente, a Velo-city acontece em cidades que investem em ciclovias e na cultura do ciclismo como transporte e meio de vida. As cidades-sede das duas próximas edições do evento serão Dublin (2019) e Cidade do México (2020).