top of page

Aliança Bike apresenta o estudo Bicicletas Elétricas - como e por que incentivá-las


As bicicletas elétricas estão cada dia mais presentes em nossas cidades e este é um movimento que está ocorrendo no mundo todo. O documento apresenta um compilado de questões emergentes e urgentes, organizadas em cinco capítulos, além de um prefácio curtinho e delicioso da Renata Falzoni. Os capítulos são:

1. Notas Conceituais - No abre do documento, eles pretendem expor as características das bicicletas elétricas tanto nos aspectos legais, quanto conceituais, e as janelas de oportunidade deste crescente fenômeno no Brasil e no mundo.

2. Relação de motivos (benefícios) - Foi listado algumas das principais razões para se incentivar as bicicletas elétricas à luz dos novos paradigmas da mobilidade urbana e do ciclismo. Trata-se de um compilado inicial e exploratório, sem a pretensão de esgotar o tema.

3. Overview pelo mundo - Nesta etapa eles buscaram identificar qual é o estado da arte das bicicletas elétricas em outros países, notadamente aqueles sobre os quais temos alguma informação - seja por meio da imprensa e das mídias digitais, seja por jornais e artigos acadêmicos.

A Turbo Levo Carbon da Specialized é um dos modelos de MTB com pedal assistido / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

4. Conclusões preliminares - Em um primeiro exercício de leitura de cenário a partir dos dados secundários coletados. As “conclusões preliminares” pois não se pretende reduzir o objeto de pesquisa a um punhado de conclusões. O objetivo deste capítulo foi o de ensaiar um diagrama de incentivo à este meio de transporte a partir das experiências analisadas mundo afora.

5. Como estimular - Por fim, o documento conclui com alguns tópicos estratégicos para o desenvolvimento de políticas públicas (e privadas) para o estímulo ao acesso e ao uso de bicicletas elétricas no Brasil, a partir de experiências internacionais já bem sucedidas e também a partir de uma cuidadosa análise de como o poder público brasileiro emprega algumas políticas para o setor, especialmente as tributárias.

O leitor poderá fazer o download do estudo completo clicando aqui.

Criada em 2003, a Aliança Bike tem como associados empresas de todo o setor produtivo do mercado, desde fabricantes, importadores, fornecedores, distribuidores e lojistas de bicicletas e seus componentes até associações, organizadoras de eventos esportivos e empresas de mídia que promovem o uso da bicicleta. A Aliança Bike trabalha para fortalecer o mercado e incentiva o uso sustentável da bicicleta enquanto meio de locomoção efetivo do brasileiro.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page