Atleta do Rio de Janeiro Cycling Team vence na abertura da 3ª Volta Ciclística de Guarulhos
Ficou com a Rio de Janeiro Cycling Team a vitória na primeira etapa da 3ª Volta Ciclística Internacional de Guarulhos. Nesta terça-feira (10), o jovem Alessandro Guimarães, de 23 anos, venceu no sprint o trecho entre Guarulhos/São José dos Campos/Guarulhos, com 165 km, no tempo de 4h04min57seg, um pouco à frente do segundo, Rafael Pattero Rosa, da Secretaria de Esportes de Indaiatuba, 4h04min57seg. A terceira colocação ficou com Francisco Chamorro, da Funvic/São José dos Campos, que no domingo venceu a 72ª Prova Ciclística 9 de Julho, no tempo 4h05min18seg.
A segunda etapa, nesta quarta (11), é uma das novidades e atrações deste ano, colocando o ciclismo de volta à Rodovia dos Imigrantes. A largada será na cidade de São Vicente, às 11h, com destino a Guarulhos e um total de 121 km. Eles entram em Guarulhos pela Rodovia Ayrton Senna, por volta das 14h10. Passam pela Tancredo Neves, Monteiro Lobato e chegam na Avenida Paulo Faccini por volta das 14h15, quando fazem o sprint final.
A terceira edição da Volta Ciclística Internacional de Guarulhos começou em grande estilo. Com temperatura baixa, os atletas forçaram ainda mais o ritmo desde o começo, com algumas fugas ao longo dos 165 km. Foi numa delas, mais especificamente a última, que Alessandro Santos, da Rio de Janeiro Cycling Team, e Rafael Pattero, da Secretaria de Esportes de Indaiatuba, surpreenderam os demais, chegando abrir 2m30seg para o pelotão principal a mais de 60 km da chegada.
Com essa boa vantagem e sem diminuir o ritmo, os dois foram para a decisão no Bosque Maia, terminando com a vitória no sprint de Alessandro, que há dez dias foi vice-campeão brasileiro de estrada.
- Consegui essa vitória muito importante, pois pela primeira vez que vestirei uma camisa amarela em um evento deste porte para minha equipe -, destacou o vencedor. Com relação à fuga e à conquista, ele disse ter tido a certeza faltando pouco mais de 20 km. - Quando vi que estávamos em vantagem percebi que poderia dar certo. Na reta da chegada foi que tive a certeza e isso me deixou muito feliz -, explicou o campeão da etapa e dos prêmios de Montanha e Por Pontos (metas).
A relação de times inscritos é a seguinte: Team São Bernardo Penks Cycling, Funvic São José dos Campos, Associação Radical Sports/Boituva, Indaiatuba, Rio de Janeiro Cycling Team, Tropix/UFF, Memorial Santos, Clube de Ciclismo Amaral (CCA), Speed Race Team (SRT), ECT Taubaté/Tarumã, SMELJ Curitiba, ABEC Rio Claro, São Francisco Saúde Ribeirão Preto, Pro Cycling Team ADF, Fênix Ciclismo RJ, União Ciclística do Rio de Janeiro (UCRJ) e Seleção do Vale.
Resultados
Classificação da etapa – Guarulhos/São José do Campos/Guarulhos – 165 km
1) Alessandro Ferreira Santos Guimarães (Rio de Janeiro Cycling Team), 4h04min57seg
2) Rafael Pattero Rosa* (Secretaria de Esportes de Indaiatuba), 4h04min57seg
3) Francisco Ramon Chamorro (Funvic/São José dos Campos), 4h05min18seg
Geral Individual final após primeira etapa
1)Alessandro Ferreira Santos Guimarães (Rio de Janeiro Cycling Team) 4h04min44seg
2) Rafael Pattero Rosa* (Secretaria de Esportes De Indaiatuba), 4h04min49seg
3) Francisco Ramon Chamorro (Funvic São José Dos Campos) 4h05min14seg
Equipes após primeira etapa
1) Rio de Janeiro Cycling Team, 12h15min33seg
2) Secretaria de Esportes de Indaiatuba, 12h15min33seg
3) Funvic São Jose dos Campos, 12h15min54seg