Grampér – Circuito das Águas vai agitar São Lourenço, Caxambu e Pouso Alto, no próximo ano
A prova de ciclismo Grampér – Circuito das Águas é composta por muitas subidas, poucos planos e a oportunidade de pedalar em uma região muito arborizada, com lindas paisagens e um ótimo asfalto. Assim é a Grampér – Circuito das Águas, a mais nova e desafiadora competição de ciclismo de estrada do Brasil, que vai reunir atletas amadores e profissionais numa das regiões mais propícias à prática do ciclismo de estrada, o sudoeste do Estado de Minas Gerais.
Ela é perfeita para os apaixonados por montanhas, altura e lindas paisagens. Por isso, o local escolhido foi o sudoeste de Minas Gerais. Os percursos passam pelas cidades de São Lourenço, Caxambu e Pouso Alto.
A prova foi criada por ciclistas admiradores dos grimpeurs, ou escaladores na língua francesa, que são aqueles que preferem se aventurar por serras e montanhas, em busca de percursos de elevada altimetria. Grampér – Circuito das Águas apresenta relevos bem variados, tornando o percurso complexo formado por nove serras, entre os municípios de São Lourenço, Caxambu e Pouso Alto. Você provavelmente vai usar todas as marchas de sua bike.
A disputa oferece duas opções de percurso. O mais longo tem 154 km de extensão e 2 mil metros de altimetria. O circuito curto percorre 88 km e atinge 1.170 metros de altimetria. Ambos iniciam e terminam no Parque das Águas de São Lourenço, Minas Gerais.
Grampér está marcada para 16 de junho de 2019, nas serras de São Lourenço, Pouso Alto e Caxambu, em Minas Gerais.
Clique na imagem para ver melhor o percurso
Abaixo um breve resumo de cada um dos municípios, e também dicas de atrações turísticas para aproveitar com amigos e familiares.
São Lourenço
Localizada na Serra da Mantiqueira, São Lourenço é uma cidade famosa pelas estâncias hidrominerais e integra o Circuito das Águas, região turística formada por 11 municípios e conhecida por suas fontes, rios, lagos e cachoeiras. Um dos traços marcantes de São Lourenço é qualidade de sua infraestrutura turística: é o segundo maior parque hoteleiro do estado.
O turismo e o comércio são as principais atividades econômicas do município. Com um lago artificial de 90 mil metros quadrados, o Parque das Águas, que concentra nove fontes de águas minerais, é a atração que mais recebe visitantes na cidade. Mas não é a única: podemos citar o Trem das Águas, Maria-Fumaça que liga os municípios de São Lourenço e Soledade de Minas, e os Voos Panorâmicos de Balão como outras opções de turismo e lazer na cidade.
População estimada: 45.488 habitantes
Distâncias: Rio de Janeiro – 266km; São Paulo – 300km; Belo Horizonte – 384km
Caxambu
Vista da cidade de Caxambu pelo Teleférico (Foto: Facebook/Teleférico de Caxambu)
Caxambu é um município localizado no sudoeste do estado de Minas Gerais. O Parque das Águas de Caxambu conta com 12 fontes de águas minerais com as mais diferentes propriedades medicinais, o que torna a cidade uma das principais do Circuito das Águas.
Caxambu também conta com outras atrações turísticas, como o Morro do Caxambu, com 1.090m de altitude, onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade. Para chegar ao local, a melhor opção é o Teleférico, um agradável passeio que permite apreciar o Parque das Águas e suas redondezas.
População estimada: 21.703 habitantes
Distâncias: Rio de Janeiro – 288km; São Paulo – 323km; Belo Horizonte – 374km
Pouso Alto
Cachoeira do Coura (Foto: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais)
Com pouco mais de 6 mil habitantes, Pouso Alto também integra a prova de ciclismo de estrada Grampér – Circuito das Águas. Pertencente ao circuito turístico das Terras Altas da Mantiqueira, o município conta com um cenário inesquecível em meio à diversidade da Mata Atlântica.
As cachoeiras são os pontos turísticos mais visitados. Com destaque para a Cachoeira do Coura, a da Pedra Preta, Cachoeirão, Buquerê e dos Florentinos. Todas elas com um agradável clima de montanha, pois Pouso Alto está localizado a uma altitude média de 1.200 metros.
População estimada: 6.210 habitantes
Distâncias: Rio de Janeiro – 258km; São Paulo – 275km; Belo Horizonte – 415km
As inscrições para Grampér – Circuito das Águas estão oficialmente abertas! Inscreva-se aqui. O primeiro lote tem o valor promocional de R$ 490,00.