Escola Park Tool lança curso de capacitação profissional em Bike Fit
Com o objetivo de ter profissionais ainda mais capacitados para oferecer um atendimento e serviços de qualidade aos ciclistas, a Escola Park Tool passará a oferecer um novo curso: capacitação em Bike Fit.
Em parceria com a Infinity Fit, o curso será divido em duas partes - uma teórica, online, e outra prática e presencial. O módulo é indicado para quem é mecânico de bicicletas, lojista, vendedor de loja ou mesmo quem pedala e se interessa em conhecer mais sobre o assunto. O novo curso de Bike Fit oferece muito mais embasamento técnico numa possível venda ou ajuste mecânico. Ao finalizar o curso, o profissional receberá um certificado internacional com a credibilidade da marca Escola Park Tool.
Com ele, o profissional terá a segurança necessária para indicar o tamanho de bicicleta ideal ao ciclista, fato que é muitíssimo importante, exatamente igual a escolher um sapato do tamanho certo. Afinal, a bike tem que prover conforto a quem pedala, e isso vem através do tamanho correto, de acordo com as medidas do corpo de cada pessoa.
Ao se formar no novo curso de Bike Fit, o profissional poderá melhorar, e muito, o seu relacionamento com o cliente, assim como a experiência de quem pedala e, inclusive o pós-venda. Desta forma, ele se coloca à frente da concorrência, pois pode oferecer um novo serviço dentro de sua loja ou oficina mecânica.
“Este novo curso vem para complementar ainda mais a capacitação de profissionais do segmento de bicicleta. Era o que faltava em nossa grade de cursos, para fechar um ciclo de atendimento e profissionalização, e deve gerar novas oportunidades, já que os novos profissionais estarão aptos a oferecer o novo serviço de Bike Fit”, explica o fundador da Escola Park Tool no Brasil e diretor de ensino Henrique Zompero.
Seja um vendedor, dono de loja ou mecânico, o aluno e futuro profissional de Bike Fit levará mais segurança ao seu cliente, já que ao descobrir o tamanho de bike ideal é possível evitar lesões, potencializar a performance e melhorar o conforto nas pedaladas. E também é esta a proposta do curso: conscientizar profissionais do segmento e consumidores do ciclismo sobre a importância e necessidade de realizar o Bike Fit antes de uma compra.
“O mecânico é o melhor amigo do ciclista e a pessoa que o ciclista mais confia, então também queremos levar a capacitação para esta pessoa, pois é primordial neste processo. Através de um sistema de simples compreensão, o mecânico, lojista e qualquer pessoa também terá essa conscientização e poderá oferecer o teste de Bike Fit”, explica César Rodrigues, diretor da Infinity Fit e educador físico.
Curso começa em janeiro de 2019, com dois módulos. A dinâmica do curso é simples, porém muito funcional. As turmas que se iniciam em janeiro serão formadas após concluir duas etapas, que juntas somam 8 horas ao todo, entre teoria e prática.
A primeira etapa é online, com um material de estudo fornecido pela Infinity Fit e Escola Park Tool, para o aluno estudar e absorver todo conteúdo teórico e videoaulas, se aprofundando sobre a ciência do Bike Fit.
A outra parte é presencial, em que o aluno irá colocar a mão na massa, testar o sistema, fazer as medidas corporais em seu parceiro de curso (as aulas práticas serão realizadas em duplas), e também poderá sanar dúvidas a respeito do material que teve acesso anteriormente.
“O conteúdo online, teórico, é extremamente importante. Mas é a dinâmica da parte presencial que trará uma formação diferenciada”, garante César, que também irá oferecer um suporte futuro em diferentes canais, tal qual a Escola Park Tool já faz, para quem necessitar de algum tipo de auxílio mesmo após a conclusão do curso.
Para o diretor da Infinity Fit, “o mercado de ciclismo tinha uma necessidade grande de melhorar as experiências dos ciclistas no momento da compra, adquirindo o tamanho ideal de bike, e principalmente, ajustar a bike para o perfil do ciclista”.
Por isso, depois de trabalhar com outras metodologias dentro do bike fit, Cesar criou uma plataforma amigável e autônoma, que pode ser utilizada por qualquer um, já que não necessita de grandes conhecimentos de anatomia, por exemplo. Com o tutorial que será disponível em videoaula e materiais de estudo, qualquer pessoa será capaz de avaliar o ciclista de forma eficiente.
“Quando idealizamos o sistema, pensamos naquele que vai usar e executar as tarefas. O investimento é baixo pelo que o sistema oferece. E, melhor: o retorno deste investimento é muito rápido. Damos as ferramentas, introduzimos os conceitos e a ciência do Bike Fit ao aluno, e oferecemos possiblidades de acesso aos mecanismos do sistema. Este aluno se forma, aprende o método e vai para o mercado aplicar e oferecer o serviço”, comenta César.
Através de uma lógica rápida, fácil e eficiente, basta fazer a tal avaliação antropométrica, em que são tiradas as medidas de 10 partes do corpo do ciclista e inserir as informações no sistema.
A partir desta medição ele gera 2 relatórios do fit:
- Bike Ideal: o sistema oferece informações seguras sobre o tamanho exato da bicicleta para aquele determinado cliente/ciclista, o que facilita e melhora a experiência dele antes e durante as pedaladas;
- Ajuste de bike: cria-se uma espécie de prontuário, com todas as medidas do ciclista, para o caso dele trocar de bicicleta, ou desmontar e montar novamente numa eventual manutenção ou ajuste em uma oficina.
A inscrição para os primeiros módulos está disponível no link.