top of page

Shimano Steps: agora nas bikes de estrada


Road bike com Steps / irmo_keizer

A Shimano vai combinar tecnologia Di2 para bikes de estrada com o lançamento de um novo firmware que permite a configuração de e-bikes com acionamento eletrônico de botões Di2 em guidões Drop típicos de bike de estrada, para uso com todo o setup de bicicletas elétricas assistidas Shimano Steps. Isso amplia o leque de possibilidades com o Shimano Steps para abraçar uma enorme variedade de Bicicletas que incluem as de cicloturismo, as estilo Gravel e as e-bikes voltadas ao commuting (mobilidade), e também oferecer maior liberdade de criação aos fabricantes de bicicleta para poderem utilizar diferentes unidades motoras do STEPS, expandindo características de performance. Para os amantes de e-bikes, a maior vantagem é o fato de não terem que tirar as mãos do guidão para fazer a mudança entre os modos de assistência, ou seja, controle total da bike o tempo todo. Para quem pedala uma bike Gravel, normalmente em terrenos bastante acidentados, esse é um benefício muito bem-vindo. Além de tudo isso, ciclistas que usam bikes com guidão Drop, agora poderão ter um setup de botões específico para este tipo de guidão e não mais o setup de Mountain Bike. Terão assim, uma bicicleta mais clean. Este avanço de tecnologia foi alcançado através do novo E-TUBE firmware que faz a conexão entre os botões da alavanca de mudança eletrônica Di2 e a unidade motora. O firmware que torna isso possível, estará disponível para fabricantes de bicicletas a partir da segunda-feira, dia 8 de abril. Essa nova compatibilidade do SHIMANO STEPS funciona com as alavancas existentes no Shimano Ultegra Di2 (R8070) ficando mais adequada para as bikes dedicadas de e-road e e-gravel, que chegarão ao mercado na próxima temporada.

Funções no guidão / irmo_keizer

Pieter Vincent gerente de marca do SHIMANO STEPS avisa: “Com a rápida e crescente popularidade das e-bikes no MTB, mobilidade e no cicloturismo em estradas, o próximo passo mais lógico para esse universo, é justamente o mercado das bikes com guidão Drop. Além de ser um novo segmento para muitos ciclistas, será uma fonte de encantamento para outros bikers que querem aproveitar da assistência elétrica para andarem em trilhas, estradas de cascalho ou mesmo estradões, em uma posição mais race (competitiva), que só as bikes com guidão Drop oferecem.” ” A nova compatibilidade entre nossas unidades motoras de performance e as alavancas para freio a disco do Ultegra Di2, permite que os ciclistas que consomem suas energias rodando quilômetros e mais quilômetros, possam obter não apenas o benefício da assistência e-power, mas também possam fazer as mudanças entre modos de assistência com segurança. Isso tudo para poderem curtir a natureza e paisagens incríveis longe do tráfego hostil dos centros urbanos.” A funcionalidade dos guidões Drop para e-road e e-gravel do SHIMANO STEPS é compatível com as unidades motoras E8000, E7000, E6100 e E5000 da Shimano e, funciona com baterias no downtube (tubo inferior) ou integradas, além dos displays E6100 ou E7000. As alavancas de marcha STI do Ultegra Di2 em combinação com as unidades motoras SHIMANO STEPS são compatíveis com os câmbios traseiros Ultegra (RD-R8050) e Ultegra RX (RD-RX805) e, também com o XT (RD-M8050) e XTR (RD-M9050). E a função de troca de marchas poderá ser customizada através do aplicativo Projeto E-TUBE. Para ciclistas que escolherem usar a versão mecânica de troca de marchas do SHIMANO STEPS e, portanto, não possuem o botão Di2, também é possível o uso do guidão Drop: o terceiro botão do display também pode ser usado para alternar entre os modos de assistência. Completando essa adequação para as bicicletas de cicloturismo/passeio, gravel e as ágeis e-bikes de mobilidade, será introduzido um novo pinhão de 47 dentes (SM-CRE-R) que pode ser facilmente montado entre a unidade motora SHIMANO STEPS e o braço do pedivela. Isso irá oferecer relação de marcha superior à das atuais coroas de MTB e Trekking do SHIMANO STEPS permitindo que os ciclistas desenvolvam velocidades mais altas. Este produto estará disponível a partir de junho de 2019.

Pedalando de Steps / irmo_keizer

MAIS COMPONENTES DE E-BIKE CHEGANDO EM 2019 Assim como o novo firmware, a Shimano também vai apresentar o seguintes hardware para e-bike ainda nesta temporada:

  • Braço de pedivela de 160mm para seus sistemas de e-bike, complementando os braços para e-bike de 175mm, 170mm e 165mm. A versão de 160mm tem um distanciamento maior do solo portanto, chance menor de choque do pedal, e, é mais adequado para ciclistas de menor estatura. (disponível Abril 2019).

  • Components de 12-velocidades para e-bikes incluindo coroas de MTB-específicas de 34D, 36D e 38D com tecnologia Dynamic Chain Engagement+ e uma coroa de 42D para 12 velocidades para e-trekking bikes (disponível a partir de Maio 2019).

  • Um novo e compacto carregador de baterias SHIMANO STEPS de 4-amp com um IPX5 de alto nível de proteção à água para performance outdoor. O carregador EC-8004 trabalha duas vezes mais rápido que o carregador SHIMANO STEPS EC-E6002, levando 2.5 horas para carregar do zero a 80% (carga total em 4.5h), e, devido ao seu pouco peso, é perfeito para levar na mochila e carregar sua bateria enquanto toma um café em algum bike café. (disponível setembro 2019).​

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page