Edição carioca do Circuito Triday Series terá atleta de 75 anos, pioneiro do esporte no País


Criado para impulsionar o triatlo nacional, o Circuito Triday Series vem cumprindo essa função. Mais do que isso, mostra que a competição está aberta a triatletas de diferentes idades, dos mais jovens aos veteranos, que encontram na competição condições perfeitas para cada objetivo. Na etapa carioca, a terceira da temporada, marcada para o dia 12, no Recreio dos Bandeirantes, estarão participando, lado a lado, atletas de diferentes gerações. Um dos destaques será o experiente José Alvacir, competidor de 75 anos, que participou das primeiras provas da modalidade no país, todas na Cidade Maravilhosa.

Aos 75 anos, José Alvacir é um exemplo para os mais jovens. Pioneiro no triatlo, já que competiu nas três primeiras disputas no Brasil, realizadas no Rio de Janeiro entre 1983 e 1984, ele é atualmente, o mais idoso triatleta competindo regularmente. Isso mostra que a idade não é nenhum empecilho para a prática da modalidade. “Acredito que isso motive os que estão começando”, ressalta o engenheiro civil aposentado, mineiro de nascimento e que escolheu o Rio como sua casa.

Ao longo da vida, ele praticou inúmeros esportes com destaque para o futebol, corrida e boxe, até “descobrir” o triatlo. “Achei que seria perfeito, pois reúne três modalidade que são completas, como natação, corrida e ciclismo. Por isso, decidi participar das provas no começo dos anos 80, quando tudo era novidade”, conta.

Hexacampeão estadual do Rio de Janeiro e campeão brasileiro em 2016, em Vila Velha (ES), José explica o segredo para a longevidade: o equilíbrio. “Tudo tem que ter equilíbrio, sem exagero. Nem muito, nem pouco. O mais importante é saber dosar as coisas”, ressalta. “Não tenho nenhuma doença e tive poucas lesões. A maioria por causa do futebol. A coisa mais importante é ter saúde e temos de cuidar dela enquanto temos saúde. O esporte é fundamental para atingir essa meta”, encerra.

O Triday Series Rio de Janeiro acontece na Praia do Pontal, ao final da Praia do Recreio. O percurso, marcado pelas belezas naturais, oferecerá o incentivo extra não só para os mais experientes, como também para os iniciantes. A programação começará às 6h20, com a Sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida), ficando a Olímpico (1.5 km/40km/10km) para as 7h45. Será ainda a segunda das cinco provas do Campeonato Brasileiro de Sprint e Paratriathlon.

O Circuito Triday Series, em suas terceira temporada, ganhou ainda mais importância, sendo que cinco provas formarão o Campeonato Brasileiro de Triathlon Sprint, numa parceria com a CBTri. O objetivo é fomentar a modalidade e possibilitar que os atletas federados possam somar pontos para uma eventual convocação para os mundiais. As etapas que comporão o Brasileiro são Maceió (14/04), Rio de Janeiro (12/05), Florianópolis (18/08), USP (25/08) e Brasília (08/09).

#Triatlo

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png